gravidezSer mãe é uma mistura de alegria e de extrema responsabilidade, afinal de contas, o corpo da mulher será o suporte e o apoio para o nascimento de uma criança saudável. São nove meses de gravidez (geralmente, exceto em prematuros) que a mulher precisa ter cuidado redobrado com sua saúde e, por consequência, com a do bebê. Aliás, se pararmos para pensar, devido à amamentação, esse prazo acaba sendo um pouco maior ainda.

De maneira geral, qual é a mãe que não se preocupará com o bem-estar de seu próprio filho, não é mesmo? Então, agora você saberá tudo sobre gravidez. Tudo para que você possa ter os cuidados devidos e necessários para uma excelente gestação. Está pronta? Então, vamos às dicas!

Pré-natal

O primeiro passo, após confirmar a gestação é procurar por um ginecologista-obstetra para dar início ao pré-natal. Mensalmente, você terá acompanhamento médico para garantir uma gravidez tranquila e, consequentemente, um parto sem dificuldades.

Dormir e descansar

Com a presença de um “serzinho” no ventre da futura mamãe, a rotina da mulher acaba sendo alterada. Por isso, é bastante comum a grávida ficar com mais sono durante os três primeiros meses de gestação. Então, diante de sonolência, o ideal é procurar descansar mesmo por cerca de vinte, trinta minutos. Isso mudará nos três últimos meses, quando a grávida já ficará mais desconfortável para dormir e tenderá a ter insônia. Nesse caso, o ideal é fazer atividades calmas antes de dormir, como a leitura de um livro e evitar qualquer soneca ao longo da tarde.

Alimentação durante a gravidez

Esse é um dos itens mais importantes também dentro do tema “tudo sobre gravidez”, pois tudo que a mamãe come, vai para o bebê. Então, é necessário muita atenção no que comer e/ou beber. É super indicado que a grávida se alimente em períodos de três em três horas, em quantidades menores e mais vezes ao dia. Beber líquidos é essencial!

Vícios

Agora, o que não é nada bem-vindo são as bebidas alcoólicas que são prejudiciais ao feto, podendo causar má formação, assim como o uso de drogas ilegais ou o ato de fumar. Aliás, no caso do cigarro, esse ato pode envelhecer a placenta, ocasionado um parto prematuro. Então, o mais indicado é não fumar, mas, se a grávida não conseguir, pelo menos, o recomendado é diminuir o uso de tabaco.

Exercícios na gestação

Sim, grávidas fazem exercícios específicos! Em academias mesmo há profissionais que passam treinos apropriados para as grávidas. Mas, se preferir um exercício mais simples e de custo baixo, o recomendável é caminhar por cerca de vinte ou trinta minutos. Isso somente não é adequado, caso a grávida já tenha tido partos prematuros anteriormente ou sofre de sangramentos ou ainda, seja anêmica.

Hidratando a pele

Na gravidez, como sabemos, o corpo da mulher sofre muitas alterações. A pele fica muito mais elástica, principalmente, na região abdominal e das mamas. Por isso é extremamente importante e necessário que a mulher hidrate bem sua pele para evitar estrias.

Utilizando roupas confortáveis

Quanto mais a barriga cresce, mais confortável a grávida deve ficar com relação às suas roupas. Sendo assim, é recomendado o uso de peças íntimas bem confortáveis. Roupas mais soltinhas é a melhor opção!

Uso de medicamentos

Para quem está acostumada se automedicar, diante de gravidez, esqueça isso ainda mais. Sabe aquele simples remedinho para dor de cabeça? Não tome! Por mais simples que seja, você precisa consultar seu obstetra para saber se aquele pode ou não ser tomado. Fique muito atenta!

Agora que você já sabe tudo sobre gravidez, tome os devidos cuidados. Esses são alguns dos principais cuidados. Vale lembrar que, qualquer dúvida, o ideal é consultar imediatamente o seu obstetra.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *