flacidez da pele Um problema que afeta homens e mulheres de várias idades, apesar de ser mais comum em pessoas idosas, é flacidez da pele. Essa questão interfere diretamente na autoestima e por essa razão é importante conhecer as causas do problema e saber como preveni-lo.

A flacidez da pele ocorre devido à falta de fibras de colágeno e elastina para sustentar o tecido, ocorrência mais comum em casos de idade mais avançada e também quando a pessoa emagrece muito.

A flacidez pode ser de dois tipos, a muscular e a de pele. O primeiro caso é mais difícil de reverter porque a flacidez é mais profunda e ocorre devido à falta de fibras para sustentar os músculos. A flacidez da pele por sua vez é mais comum e acontece pela desorganização das fibras, sendo mais facilmente revertida.

Dessa forma, é importante saber quais são as causas mais frequentes da flacidez e como esse problema pode ser prevenido.

Quais são as principais causas da flacidez da pele?

A pele flácida pode ser causada por diferentes motivações o que faz com que seja necessário conhecê-las para evitar aquelas que sejam mais danosas para uma pele jovial e firme. Destacamos a seguir alguns motivos!

Envelhecimento

Uma das principais causas de flacidez da pele é o envelhecimento e esse fator não pode ser combatido, uma vez que a idade chega para todos, correto? Entretanto, apesar de não ser possível lutar contra o avançar da idade é possível reduzir os efeitos.

O envelhecimento está muito relacionado aos hábitos adotados pela pessoa, de forma que manter costumes mais saudáveis pode minimizar a flacidez causada pelo avançar da idade.

Hábitos ruins

Outra causa frequente da flacidez é a manutenção de hábitos de vida que sejam ruins para a saúde, como tabagismo e excesso de álcool. Essas duas substâncias são bastante prejudiciais para a saúde como um todo e também afetam a aparência.

Isso acontece, pois essas substâncias liberam toxinas que afetam e reduzem a elasticidade da pele, tornando-a mais flácida.

A flacidez também pode ser causada pelo estresse do dia a dia, caso a pessoa fique muito nervosa e ansiosa com frequência, resultando em disfunções hormonais que vão afetar a saúde da pele.

Alterações hormonais

Os problemas de pele também podem ser causados por alterações hormonais como aqueles relacionados a pessoas que emagrecem muito e de forma rápida, pessoas obesas e quando a mulher fica grávida.

Nesses casos, o acompanhamento médico e o relato do que está acontecendo são as soluções mais efetivas para evitar um agravamento da flacidez e de outros problemas decorrentes da situação.

Sedentarismo

O sedentarismo está relacionado tanto com a flacidez muscular quanto a da pele. Nesses casos, apenas a adoção de práticas esportivas no dia a dia serão suficientes para minimizar o problema e devolver à pele um aspecto mais firme.

Alimentação ruim

A alimentação também está entre os fatores que vão impactar muito a aparência da pele, podendo deixá-la mais saudável ou prejudicá-la. Assim, uma alimentação com excesso de carboidratos e açúcares fará com que o organismo não tenha nutrientes suficientes, deixando a pele com aspecto flácido.

Como prevenir a flacidez da pele?

Conhecendo as diversas causas da flacidez fica mais fácil saber quais medidas podem ser adotadas para prevenir esse problema tão temido entre homens e mulheres. Abaixo mostramos 6 maneiras de prevenir a flacidez.

Alimentação balanceada

A alimentação é um grande regulador do organismo e quando ela vai bem, outras coisas também vão. Lembre-se de tomar muita água, pois a hidratação está diretamente relacionada com uma pele mais saudável e vistosa.

Também é importante ingerir alimentos que ajudam na produção de colágeno, como aqueles com vitamina C, como laranja, acerola, mamão, frutas e verduras e também proteínas, especialmente da carne vermelha.

Outros alimentos indicados são peixes, ovos, cenoura, leite, soja, castanhas, óleo de linhaça e outros, evitando sempre os açúcares e os superprocessados.

Exercícios físicos

Além de contribuir com a saúde e a aparência, os exercícios físicos têm como vantagem que você pode optar por aqueles que mais te agradam e ter benefícios relacionados à prática esportiva.

É possível optar pela musculação com o objetivo de deixar diferentes partes do corpo mais firmes, lutas também são benéficas nesse sentido. Há ainda atividades menos agitadas, mas muito benéficas, como pilates ou caminhada que também ajudam.

Cuidado com a exposição solar

A exposição ao sol sempre deve ser feita com cautela. Utilize um protetor solar com FPS 30 ou maior e evite o sol entre às 10h e às 16h, pois nesse período os raios UVA são mais intensos e estão relacionados com o envelhecimento.

No entanto, a vitamina D é importante para o organismo, portanto, tente tomar sol diariamente antes das 10h e após às 16h.

Manter hábitos saudáveis

Ter hábitos saudáveis no dia a dia também é importante para a pele, dessa forma, evite bebidas alcoólicas em excesso e evite o tabaco. Ambas as substâncias são prejudiciais para a saúde e também para a aparência.

Tomar suplementos alimentares

A alimentação balanceada vai contribuir significativamente para que você tenha os nutrientes que precisa, entretanto, existem casos em que tomar suplementos alimentares para combater a flacidez é sim necessário.

É importante que antes de adotar essa medida um médico ou nutricionista seja consultado de forma a identificar quais nutrientes estão em baixa no organismo e podem ser repostos usando essa alternativa, como colágeno e outros.

Usar cremes de tratamento

Uma dica muito importante para quem quer prevenir a flacidez e as marcas de envelhecimento em geral é utilizar cremes de tratamento facial. Por se tratar de uma solução contínua ela apresenta diversos benefícios para a pele.

Ao optar pelos cremes antissinais para prevenir a flacidez lembre-se de escolher uma marca de sua confiança e um produto que considere as particularidades da sua pele, como o tom, se é oleosa ou mais ressecada entre outras características.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *