O cuidado com a alimentação vai bem além do consumo de frutas, legumes, verduras, etc.  A manipulação e utilização de água tratada nos alimentos é parte vital para garantir a eliminação de parasitas e bactérias.

A utilização de água tratada começa desde o plantio de alimentos como frutas e vegetais, até o processo de preparação e cozimento dos alimentos, sendo capaz de reduzir os riscos de contaminações.

O tratamento de água agrega mais benefícios no consumo dos alimentos, garantindo uma alimentação mais segura e saudável

Uma alimentação balanceada é rica em vitaminas, proteínas, ferro, carboidrato, etc, e impacta diretamente na qualidade de vida e longevidade de um ser humano, porém quando esses alimentos são consumidos sem o devido cuidado podem causar um efeito contrário no organismo levando a sérias doenças, como vamos ver mais à frente.

Como já dito a água não é utilizada apenas no processo de higienização e preparo dos alimentos, no caso de legumes, verduras e frutas seu consumo inicia-se no processo de cultivo já que a água tratada é rica em oxigênio e minerais,  e sua utilização durante o cultivo garante maior proteção aos alimentos contra bactérias e redução na utilização de agrotóxicos.

Já na etapa de higienização e preparo, a utilização da água tratada nos alimentos garante a proteção contra a ingestão de bactérias e microorganismos que poderiam estar presentes nos alimentos.

O processo de tratamento de água reduz os riscos de doenças como infecções e intoxicações alimentares

Assim como mencionamos anteriormente, a água tratada é responsável pela eliminação de bactérias, microorganismos e parasitas que podem estar presentes nos alimentos durante o processo de higienização, preparação e cozimento dos alimentos.

Além dos alimentos outro ponto que merece atenção são os utensílios que serão utilizados durante o preparo, já que também podem causar contaminações como a contaminação cruzada, por exemplo. Por isso devem ser higienizados com água tratada e sabão neutro.

A contaminação cruzada é bem comum e ocorre quando um microorganismo é transferido de um lugar para outro, normalmente através de utensílios, como: panelas, escorredores, etc.

Os cuidados antes e durante o preparo dos alimentos impactam diretamente na saúde do consumidor, não se limitando apenas aos alimentos. Além da contaminação cruzada, existem outras doenças que podem ser causadas pelos alimentos, conheça algumas:

  • Salmonella

Normalmente ocorre ao ingerir carnes brancas e vermelhas sem a devida higienização e em ovos mal cozidos ou expostos a temperaturas extremas. Os sintomas surgem entre 6 hs á 3 dias após o consumo do alimento e podem variar de pessoa para pessoas, os mais comuns são: náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre acima de 38º, dores musculares e dor de cabeça.

  • Bacillus cereus

A transmissão pode ocorrer por meio de arroz, vegetais e carnes armazenadas em locais com temperaturas inadequadas e seus sintomas podem surgir em até 16 hs após o consumo. Os sintomas mais comuns são: náuseas, diarreia, vômitos intensos e cansaço excessivo

  • Escherichia coli

Essa doença pode se manifestar de diferentes maneiras, já que seus sintomas variam de acordo com a bactéria presente no alimento, sendo as mais recorrentes: enterohemorrágica, enteroinvasiva, enterotoxigênica e patogênica encontradas em alimentos sem a devida higienização e mal cozinhados, como por exemplo carnes mal passadas.

Entre os sintomas que podem ocorrer estão: Dores abdominais, vômitos frequentes, dor de cabeça, náuseas constantes, sangue na urina e diarreia líquida seguida de fezes com sangue.

São muitas as doenças que podem ser causadas com a má manipulação dos alimentos, citamos as mais recorrentes. Por isso é de extrema importância seguir todos os processos adequados durante a manipulação, incluindo a certificação de que a água utilizada esteja devidamente tratada.

O fato é que a água é um elemento vital para a existência humana, seja em seu consumo isolado ou durante a preparação de alimentos. Quando o processo de preparo ocorre com os devidos cuidados, utilizando a água tratada nos alimentos agrega-se maior segurança no consumo de pratos saborosos e livres de contaminação.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *