• Publicidade

Veja os benefícios e riscos na utilização do Whey Protein

Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite durante o processo de transformação do leite em queijo, aproveitando todo o seu poder nutricional. A Whey apresenta um grande valor biológico, fazendo com que o organismo aproveite todo o seu potencial.

Um ponto importante para a Whey Protein é sua alta concentração de glutamina e de BCAA, fornecendo mais aminoácidos essenciais para o corpo humano, sem acréscimo de gordura e de colesterol. Na sua preparação deve ser feito um processo de microfiltração e de ultrafiltração, eliminando o alto teor de água, o que vai resultar em maior concentração de proteínas, resultando em 3 tipos diferentes de Whey:

  • Whey Protein concentrada, que apresenta entre 70 a 80% de proteínas, com presença de carboidratos e de gorduras. A Whey Protein concentrada contém grande quantidade de BCCA e glutaminas, mantendo as frações peptídicas, que são responsáveis por inúmeras funções orgânicas, melhorando a imunidade e trazendo ações antioxidantes para o organismo.
  • Whey Protein isolada, com concentração bem maior do que a concentrada, já que passa por processo de filtragem mais apurado e sofre troca iônica, resultando em até 95% de proteínas. Algumas marcas não apresentam nenhuma quantidade de carboidratos e de gordura, o que a torna uma excelente opção para quem está querendo reduzir calorias, procurando emagrecer ou definir o corpo.
  • Whey Protein hidrolisada, que passa por filtragem minuciosa, além do processo conhecido como hidrólise, onde há o processo de quebra de cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos, facilitando ainda mais sua absorção pelo organismo.

Algumas marcas de Whey apresentam as três qualidades do suplemento, tornando-se as mais apreciadas pelos consumidores.

Efeitos da Whey Protein no organismo

A Whey Protein, usada segundo as recomendações do fabricante, podem trazer diversos benefícios ao usuário:

  • Propicia maior retenção de nitrogênio no organismo, favorecendo o crescimento da massa muscular;
  • Fortalece o sistema imunológico, reduzindo sintomas de overtraining, já que apresenta ação antioxidante;
  • É rapidamente absorvido pelo organismo, sendo de fundamental importância para quem procura a hipertrofia na musculação.

A absorção dos nutrientes da Whey trazem altas quantidades de proteína e aminoácidos ao corpo, garantindo o metabolismo mais acelerado, aumentando a síntese proteica e trazendo mais descanso à recuperação muscular.

Como utilizar a Whey Protein

O melhor horário para tomar a Whey Protein é depois do treino intenso, quando o organismo está precisando se recuperar. Depois desse, o horário mais indicado é o café da manhã, depois que passamos por um grande período sem qualquer alimentação, o que faz com que o organismo aproveite mais os nutrientes da Whey Protein.

Para atletas interessados em hipertrófica, o horário mais indicado é após o treino, juntamente com a dextrose, pois o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, acumulando mais proteínas, BCAA e glutamina, principalmente pelo pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico do suplemento.

O uso da Whey Protein é bastante simples: basta preparar um shake, misturando 200 mil de água e de 30 a 40 gramas de Whey. No caso de atletas, basta acrescentar a dose necessária de maltodextrina e, se estiver tomando creatina, também pode ser acrescentada no shake.

A Whey Protein também é indicada para dietas de emagrecimento, para quem quer perder gorduras sem perder a massa muscular, uma vez que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e traz a sensação de saciedade mais rapidamente do que outras proteínas. No entanto, é preciso tomar cuidado no seu uso, em caso de dietas de emagrecimento, já que, sem controle, a Whey Protein pode ter o efeito contrário, ou seja, pode engordar.

Antes de escolher a marca que pretende de Whey Protein, procure conhecer mais sobre esse suplemento, visitando os sites dos fabricantes. Você irá encontrar inúmeros fabricantes na própria internet, com os mais diversos preços. Sabendo o tipo de Whey Protein que você precisa, utilize o suplemento de forma correta, evitando qualquer problema de saúde e, se está pretendendo utilizar o Whey Protein para dieta de emagrecimento, não se esqueça de procurar um médico e informar sua vontade, evitando que seu organismo seja prejudicado com qualquer tipo de dieta prescritora.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade