• Publicidade

Qual é a necessidade da suplementação de vitaminas para o cabelo?

vitaminas para o cabeloA alimentação saudável é o melhor medicamento para qualquer problema de saúde que tenhamos. É através da alimentação que conseguimos as vitaminas e minerais essenciais para manter nosso organismo, nossa pele e até mesmo os cabelos. A carência de vitaminas e minerais pode gerar a queda de cabelos, além da perda da aparência saudável da pele.

Exclusivamente no caso dos cabelos, devemos lembrar que os danos físicos provocados pela poluição, pelo uso de secadores e de prancha, e o dano químico, criado pelo uso de alisamentos, relaxamentos e produtos químicos, muitas vezes não podem ser revertidos. Assim, é essencial que façamos o uso  das vitaminas que mantêm os cabelos saudáveis, desde o seu nascimento.

No entanto, as vitaminas devem ser utilizadas conforme a necessidade, sendo também importante saber que o excesso de algumas delas pode trazer alterações importantes para o corpo humano. No caso da vitamina A, o seu excesso deixa a pele com aparência mais grossa, podendo também levar à perda de cabelos.

Assim, não é sempre que a suplementação vitamínica é necessária. No caso de haver necessidade, sempre é recomendável consultar um dermatologista que, depois da consulta e dos exames, poderá indicar ou não a suplementação.

As vitaminas para o cabelo

Conheça as vitaminas e minerais que contribuem para manter os cabelos mais saudáveis, com aspecto mais bonito, e onde você pode encontrá-las:

· Ferro

O ferro é um mineral que está presente na composição sanguínea, trazendo o pigmento que apresenta a cor vermelha do sangue. A falta de ferro no organismo pode trazer anemias, além de provocar diversas repercussões, como os prejuízos para os cabelos, que se tornam quebradiços. O ferro é encontrado principalmente nas carnes, no feijão, na aveia e nas verduras.

· Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B, sendo de importância fundamental para diversas reações químicas no organismo humano. A quantidade ideal de biotina para o corpo humano é de 30 Ug/dia, lembrando que a maior parte desta vitamina é sintetizada pelos nossos intestinos. A biotina pode ser conseguida através da gema de ovo, de nozes, da levedura, dos peixes e do leite e seus derivados.

· Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é necessária para a formação adequada do colágeno da pele e das paredes dos vasos sanguíneos. Desta forma, também é essencial para a formação dos nossos cabelos, uma vez que os folículos capilares necessitam de irrigação constante. A vitamina C é encontrada principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, além de estar também presente no kiwi, no morango, na manga e em vegetais, como o brócolis.

· Vitamina E

A vitamina E é essencial para nosso organismo, não somente para as funções visuais, mas também para o bom funcionamento do sistema neurológico. No entanto, a vitamina E também é importantíssima para a beleza, tanto da pele como dos cabelos, retardando a queda de cabelos e o seu envelhecimento precoce, evitando o nascimento de pelos quebradiços e seu afinamento. Devemos ingerir uma dose de pelo menos 15 mg de vitamina E todos os dias, podendo encontrá-la nas verduras, no azeite e nos vetais.

É importante a suplementação de vitaminas para o cabelo?

A suplementação de vitaminas para o cabelo somente é necessária quando sua ingestão pela alimentação está inadequada, ou quando temos algum problema orgânico que possa impedir sua absorção.

No entanto, toda e qualquer suplementação vitamínica, seja para os cabelos ou para qualquer outra função orgânica, depende de consulta médica, o que faz com que só possamos ter suplementação através de prescrição de um médico especialista.

Devemos sempre nos preocuparmos, antes com o equilíbrio na alimentação. A falta de nutrientes no organismo pode criar diversas alterações nos sistemas que temos dentro de nosso corpo e não podemos simplesmente tomar qualquer tipo de suplemento com base em alterações orgânicas e nutricionais sem o devido conhecimento.

Nas farmácias, drogarias e lojas de suplementos você sempre irá encontrar vitaminas e minerais em cápsulas, mas deve sempre se lembrar que a suplementação só pode ser indicada quanto a ingestão através de uma alimentação saudável não está adequada ou quando existe algum problema orgânico que impeça a correta absorção pelo organismo. Assim, sempre é importante consultar um médico.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Cabelo: veja os melhores tratamentos para cada tipo - Como Viver Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade