• Publicidade

Conheça alguns alimentos e nutrientes que fortalecem o sistema imunológico

Sistema imunológicoO sistema imunológico é uma rede complexa de células, tecidos e órgãos que trabalham em harmonia para defender o corpo de agentes externos. Entre esses invasores estão as bactérias, vírus, parasitas, fungos e outros organismos que podem causar danos a nossa saúde.

O corpo humano fornece um ambiente ideal para muitos desses micro-organismos. A função do seu sistema imunológico é mantê-los afastado, mas caso não seja possível, o mesmo deve encontrá-los e destruí-los.

Se o seu sistema imunológico estiver enfraquecido, naturalmente você estará mais exposto a infecções e doenças, por isso, veja a seguir os alimentos e os nutrientes que fortalecem sua imunidade.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Há certos grupos de alimentos que são ricos em nutrientes vitais para a manutenção e fortalecimento do sistema imunológico. Planeje suas refeições sempre incluindo alguns desses alimentos, você irá reduzir consideravelmente as chances de contrair infecções ou doenças.

Frutas cítricas

Você sabia que a vitamina C um dos principais nutrientes para manutenção do sistema imunológico? É por isso que muitas pessoas se voltam a ela quando pegam uma gripe ou um resfriado. A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, peça-chave para o combate às infecções. As frutas cítricas mais populares são:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Tangerina.

O corpo humano não é capaz de produzir e nem de armazenar a vitamina C, por isso, é essencial ter uma entrada diária desse nutriente no organismo.

Pimentão vermelho

Se você acha que as frutas cítricas têm mais vitamina C do que qualquer outro tipo de alimento, pense de novo. O pimentão vermelho tem o dobro de vitamina C, assim como é uma ótima fonte de betacaroteno, um potente antioxidante que aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce e atua no metabolismo das gorduras.

Brócolis

O brócolis possui um arsenal incrível de vitaminas e minerais. Rico em vitaminas A, C e E, bem com numerosos antioxidantes, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis que você pode ter em suas refeições. No entanto, a chave para manter seu poder intacto é cozinhá-lo o mínimo possível, de preferência ao vapor.

Alho

O alho é facilmente encontrado em praticamente todas as culinárias do mundo. Desde as primeiras civilizações esse alimento já era utilizado para combater as infecções. Além disso, o alho pode ajudar a diminuir a pressão arterial e retardar o endurecimento das artérias.

As propriedades do alho para o sistema imunológico se baseiam em uma pesada concentração de compostos que contém enxofre. Esse mineral é imprescindível para a saúde, porque ele potencializa a ação das vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Espinafre

O espinafre assim como o brócolis é também um dos melhores vegetais para o fortalecimento do sistema imunológico. Rico em vitamina C e antioxidantes como o betacaroteno, o espinafre é um alimento que não pode ficar de fora da sua dieta, pois seus nutrientes tem papel essencial no combate das infecções.

Iogurte

Quando você for comprar um iogurte, opte por aqueles que “cultivam” bactérias vivas e ativas, a exemplo dos lactobacilos. De acordo com os estudos, esses micro-organismos estimulam o sistema imunológico a combater as doenças. O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D, nutriente que aumenta a imunidade natural do organismo.

Nozes, amêndoas e castanhas

Quando se trata de combater os resfriados e as infecções, a vitamina E fica um pouco atrás da vitamina C, mas isso não quer dizer que ela não tenha sua importância, pelo contrário, é peça-chave para um sistema imunológico saudável. A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, necessita da presença de gorduras para ser bem absorvida.

Nozes, amêndoas e castanhas são ótimas fontes de gorduras saudáveis, apenas meia xícara desses oleaginosos fornecem praticamente 100% da quantidade diária recomendada.

Chá verde

O chá verde também é um importante aliado para o fortalecimento do sistema imunológico, pois possui grandes quantidades de flavonoides, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias. Além desse, o chá verde têm em sua composição o aminoácido L-teanina, que auxilia no combate aos germes e as infecções.

Embora gostaríamos que fosse diferente, a realidade é que o nosso sistema imunológico está sob constante ataque de diversos agentes ambientais e biológicos que podem oferecer riscos a nossa saúde. Por esse motivo, é importantíssimo que você mantenha sua imunidade sempre em bom funcionamento.

O que você achou do artigo? Comente, curta ou compartilhe.

Leia também:
Saiba tudo sobre o abacate, um alimento completo e um remédio natural
Evite estes 10 hábitos que te deixam com a imunidade baixa

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade