• Publicidade

Melanoma – Descubra quais são os sintomas e saiba como se prevenir!

MelanomaNão é de hoje que o câncer de pele vem causando grande preocupação entre as pessoas que costumam ir à praia, pois os banhistas são os mais afetados devido aos raios ultra violetas provenientes do sol, além também de hoje em dia os especialistas considerarem que as maquinas de bronzeamento solar artificial cause o mesmo problema. Entre os tipos de câncer de pele existentes, hoje iremos falar sobre o melanoma, que provoca lesões na pele e é um dos responsáveis pelos altos indicies de câncer de pele no Brasil segundo as últimas estatísticas.

O que é a melanoma.

O melanoma é um câncer de pele causado por um tumor maligno que é oriundo das células responsáveis pela produção da pigmentação na pele, os melanócitos.

Os locais mais comuns onde ocorre a presença desse tipo de câncer são nos braços, pernas, tronco e pescoço, mas os tumores podem aparecer em diversos outros lugares como olhos, orelhas, nas membranas mucosas e nas genitais além do trato gastrointestinal.

Como se não bastasse estar presente em todos esses locais, o melanoma tem potencial extremamente perigoso devido a sua capacidade de se instalar em quaisquer outros tipos de órgãos como o coração e o cérebro.

Sendo assim, logo vemos que essa doença tem uma grande letalidade, podendo ser fatal e silenciosa.

Mesmo tendo uma incidência menor que outros tipos de câncer, o melanoma cutâneo é frequentemente registado com incidência crescente desde os últimos anos em todo o mundo e para o próximo ano é esperado que aconteçam pouco mais de 5.800 novos casos, sendo que desses casos, 3.100 sejam em homens e 2.700 sejam em mulheres, os dados são de estatísticas de 2016 feitos pelo INCA, que é o instituto nacional do câncer.

Uma boa notícia é que houve um aumento na sobrevivência de pacientes com essa doença, o que pode-se dizer que mesmo com aumento na incidência dos casos, se tratado cedo, as chances de sobrevivência são grandes, por isso é muito importante que ao perceber qualquer sintoma dessa doença o indivíduo procure imediatamente um especialista, para saber mais veja os sintomas a seguir.

Quais os sintomas.

Os sintomas do câncer de pele melanoma são inicialmente:

  • Alguma mudança em uma mancha no corpo ou pinta existente.
  • Sangramento, a área afetada não cicatriza, comichão e coceira.
  • Formação de uma outra mancha nova, pinta mais pigmentada que antes e aparência da pele diferente do normal.

Outra forma de falar sobre os sintomas do melanoma é prestando atenção nos sinais, siga os seguintes passos para ter uma melhor precisão na percepção de mudanças, veja:

  • Observe se a pinta está assimétrica trançando uma linha imaginária no meio dela, assim você poderá perceber se houve alteração no formato.
  • Prestar atenção na uniformidade da borda da mancha e se estar serrilhada ou irregular.
  • Coloração: veja se tem diferentes cores na pinta ou mancha.

A fim de tirar todas as dúvidas sobre se o indivíduo tem ou não essa doença, existe também a observação que deve ser feita sobre sinais que já existem no corpo, que são as seguintes alterações:

  • A pigmentação satélite que é a aparição de novas manchas de cores diferentes ao redor da mancha já existente além de inchaços e vermelhidão.
  • Mudanças na superfície como crostas ou sangramentos.
  • Aumento na altura da pinta que antes era plana e também aumento no espaço de sua área.
  • Dores, coceiras, queimação e formigamento que indicam mudanças na consistência do tecido afetado.

Tratamento.

Apesar de ser extremamente agressivo, o câncer de pele tem cura e o melanoma como sendo do grupo de canceres de pele também tem.

O que na realidade irá resultar num tratamento e cura dessa doença é a percepção de qual estado o melanoma se encontra, para isso vamos falar como é o tratamento para o melanoma no estágio inicial e no estado avançado.

Estágio inicial:

A forma mais comum de tratar o melanoma quando o estágio da doença ainda é inicial é fazendo uma cirurgia para retirar o tumor.

O procedimento usado para esse tipo de retirada do tumor é bastante simples se o melanoma estiver fino, podendo ser retirado durante a biópsia quando é feita a consulta a fim de saber se o indivíduo tem mesmo essa doença.

Estágio avançado:

Em caso do estágio da doença estiver avançado, ou seja, se espalhando, o tratamento completo será em cinco fases, são elas:

  • Remoção cirúrgica de linfonodos deformados.
  • Uso da quimioterapia.
  • Uso da radioterapia.
  • A terapia biológica.
  • A terapia-alvo.

Como se prevenir.

Embora seja conhecido que o câncer de pele tem cura, é de extrema importância que o cidadão saiba se prevenir a fim de não ter que passar pelo sofrimento que essa doença causa.

Para ficar sempre protegido contra o melanoma e outras doenças do tipo, use sempre protetor solar que tenha FPS acima de 30 e fique o mínimo possível exposto ao sol, pois os raios UVB e UVA que são os mais comuns para esses casos podem causar danos nocivos a pele.

Um bom produto que ajuda a se proteger da forma certa contra a exposição ao sol e tem ajudado muita gente é o Melora C, que rico em vitamina C, serve como cosmético para hidratação da pele e proteção de raios solares, saiba mais sobre o melora C clicando aqui.

Proteja-se.

Dessa forma é necessário que possamos deixar bem claro a necessidade de estar sempre em dias com seus exames médicos e sempre saber o que está mudando em seu corpo, assim, ao primeiro sinal de que algo estar errado, procure um médico especialista no assunto.

Compartilhe, comente e curta o artigo caso ele tenha sido útil para você, assim outras pessoas poderão se informar mais sobre essa doença ou conhecer sua experiência sobre esse assunto.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade