• Publicidade

Identificando as principais causas da queda de cabelos

queda de cabelosO conhecimento popular apresenta diversos mitos sobre as causas da queda de cabelos. Por isso, é importante que, ao notar a queda de fios, a pessoa acometida pelo problema deva procurar causas científicas, tratando-as devidamente para que não ocorra a calvície permanente.

Os cabelos são a principal proteção que nós temos para o crânio, embora também sejam importantes para complementar o adorno do rosto. Seja para homens ou para mulheres, e neste caso, principalmente para mulheres, qualquer alteração sofrida pelo couro cabeludo e pelos cabelos irá influenciar diretamente na personalidade da pessoa, mexendo com sua autoestima.

Com esse ponto de vista, é importante que estejamos sempre atentos a qualquer alteração no couro cabeludo, lembrando que os cabelos podem sofrer interferência até mesmo de nossas alterações emocionais e hormonais, além da utilização de produtos químicos que possam agredir os fios e iniciar um processo de perda de cabelos que, se não for detido a tempo, irá provocar um efeito negativo na vida de quem sofre o processo de perda de fios do couro cabeludo.

Principais causas da queda de cabelos

A perda de cabelos, também chamada de alopecia na medicina, é consequência direta de alterações ocorridas no folículo piloso, a raiz do cabelo. Se as alterações ocorridas não destruírem a raiz, o cabelo volta a crescer naturalmente, mas, em caso contrário, o resultado pode até trazer feridas ou atrofia nos folículos pilosos, criando a alopecia permanente, ou a conhecida careca.

No homem, a perda de cabelos, na maior parte das vezes, é uma consequência genética, sendo que alguns casos não possuem qualquer tratamento possível. Na mulher, no entanto, a queda de cabelo por ocorrer por diversos fatores, incluindo alguns fatores emocionais, como estresse e ansiedade.

No caso de problemas emocionais provocando a calvície feminina, é importante notar que também trará outros problemas subsequentes, criando uma verdadeira avalanche para a sua personalidade.

As causas mais comuns para a queda de cabelos são doenças, como por exemplo, a anemia e infecções no couro cabeludo, ou tratamentos agressivos, como quimioterapia e radioterapia. Além disso, a queda de cabelos pode ocorrer durante a gravidez, na mulher, quando os fios estão numa espécie de fase de repouso, ou pode ocorrer com o uso indevido de produtos químicos, de forma errada ou exagerada.

Veja o que ocorre no couro cabeludo quando começa a queda de cabelos:

  • A queda de cabelos pode ser generalizada, afetando todo o couro cabeludo;
  • A pessoa começa a notar a perda de cabelos através do escovamento dos cabelos e também durante a lavagem, com a aplicação de shampoo ou de outros produtos;
  • A queda de cabelos pode variar de poucos a mais de mil fios por dia, caindo durante todo o tempo, aos poucos;
  • Caso seja algo temporário, a queda de cabelos permite seu retorno completo e espontâneo, fato que pode acontecer em poucos meses;
  • Normalmente, durante a gravidez, a mulher tem a tendência a ter queda de cabelos, que retorna ao normal depois do parto;
  • O couro cabeludo pode perder folículos pilosos completamente durante períodos de febre prolongadas, não havendo recuperação total nas áreas atingidas.

Identificando as causas

Ao perceber a queda de cabelos, a pessoa que está sofrendo com o problema deve procurar um dermatologista, o mais indicado para verificar a causa. Ele deverá fazer uma série de exames, procurando as possíveis causas da queda de cabelo, através de terapia capilar, com alguns testes:

  • Verificação de doenças presentes no organismo, como infecções e anemias, além de diabetes e câncer;
  • Procura de alterações hormonais orgânicas, principalmente o hipo e o hipertireoidismo;
  • Verificação do histórico clinico e do uso de medicamentos, como o excesso de vitamina A;
  • Verificação de dietas alimentares em andamento ou que tenham sido feitas antes da queda de cabelos;
  • Procura de outros fatores que possam estar causando a queda dos fios.

Tratamentos

Depois de identificada a causa, o dermatologista deverá indicar o tratamento mais específico para o problema. Atualmente existem diversos tratamentos, como podemos ver a seguir:

  • Tratar diretamente do problema que provoca a queda dos cabelos;
  • Utilizar medicamentos tópicos para estimular o crescimento dos cabelos;
  • Usar tecnologia laser para estimular o crescimento dos fios;
  • Fazer transplante capilar.

Assim, se você perceber que está começando a perder fios de cabelos todos os dias, procure um dermatologista. Ele é o mais indicado para verificar as causas e prescrever um tratamento adequado.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade