• Publicidade

VEJA 7 DICAS QUE VÃO TRANSFORMAR A SUA QUALIDADE DE VIDA

qualidade de vidaConfira neste artigo como usufruir de uma qualidade de vida eficaz, transformadora e o melhor: acessível a todos! O que torna uma vida bem vivida? Essa é uma pergunta muito individual e depende da visão de sucesso de cada um, afinal, as pessoas são fascinantes conforme suas diferenças. Entretanto, seja qual for a sua definição de uma boa vida, o importante é buscar a realização de seus objetivos durante esta jornada. E essa busca é uma característica em comum para a maioria, independente do caminho particular que escolhem. Você está pronto para descobrir algumas maneiras inspiradoras para aumentar sua alegria e satisfação pessoal? Então, vamos lá…

Estratégias para melhorar a qualidade de vida

A vida é feita de acordo com a forma que você escolhe lidar com suas tarefas e experiências diárias – por exemplo, seu trabalho e os locais onde você gasta seu tempo e energia, e também o modo como se relaciona com as pessoas. Mas algumas táticas melhoram significativamente suas condições cotidianas, veja 7 dicas para melhorar sua qualidade de vida:

1 – Cultivar o otimismo

Ser positivo muitas vezes pode ser visto como ingenuidade ou comportamento “Pollyanna”. Na realidade, o otimismo aumenta o desempenho no trabalho, a criatividade, a autoestima e a habilidade para enfrentar o estresse. Ele pode ser aplicado na forma como você conta a si mesmo sobre as adversidades, como enxerga e explica eventos passados, ou visualiza o futuro.
Desta forma, na busca de uma vida boa, as expectativas positivas representam um sinônimo de auto realização, já que o cultivo do otimismo é benéfico para a saúde e fundamental para seu sucesso.

2 – Viver no presente

Respire fundo. Este é o aqui e agora! Pare de ficar ruminando sobre o passado, ou se preocupando excessivamente com o futuro. Ordene as vozes da sua mente para se manter em silencio. Aproveite a sua capacidade de criar a sua experiência neste exato segundo.
Quando está lavando os pratos, apenas lave-os; quando estiver tomando banho, apenas tome; se for curtir seus filhos, apenas curta e brinque! Desligue-se dos pormenores e concentre-se nas atividades, uma de cada vez, não permitindo que pensamentos preocupantes perturbem o seu momento atual. No início pode parecer um pouco difícil, mas conforme for praticando, se tornará um hábito espetacular!

3 – Buscar o autoconhecimento

Quando você estiver claro sobre quem você é, do que gosta, e o que é importante para você, irá sentir uma sensação libertadora inexplicável. Isso porque muitas pessoas vivem se comparando umas com as outras, mas o que é bom para fulano pode não ser para você, em seu íntimo! Portanto, ao invés de perseguir sonhos que nem são seus, conheça os seus próprios.
Quais são suas metas? E as grandes decisões que precisa tomar para alcança-las? E os pequenos hábitos, aparentemente simples, mas que são capazes de transformar seu dia e a maneira como você se sente? Para responder a estas questões, basta ter uma imagem clara do que você deseja que a sua vida represente.
Claro que esse conhecimento não vem facilmente, afinal, mudamos de ideia e planos o tempo todo. Mas assim que você conseguir se conectar com o que faz mais sentido para a sua pessoa, tudo o mais fluirá de forma natural para reforçar seu bem-estar.

4 – Colaborar sempre que possível

Você sabia que pode efetuar grandes mudanças no mundo a partir de pequenas mudanças – aparentemente simples – ao seu redor? Por isso, ajude, colabore, contribua para melhorar o dia de alguém, pratique atos aleatórios de bondade e lembre-se de sempre expressar gratidão.
Doar o seu tempo para alguém que pode estar precisando de uma palavra amiga, ou estar totalmente presente para a sua família são práticas que podem não mudar o mundo, como um todo, mas certamente fazem diferença para as pessoas envolvidas. Não se preocupe se está auxiliando uma pessoa, ou centenas: quando você doa algo de si, se sente mais valioso e eleva consequentemente, sua qualidade de vida.

5 – Valorizar os relacionamentos

Falar nas pessoas que o cercam é também entrar, invariavelmente, no fato de que o ser humano é sociável. Ele implora por conexões com outros indivíduos, pois precisa disso para viver bem. Por isso, dedique uma atenção especial à sua família, seu namorado, amigos, colegas de trabalho ou vizinhos.
É óbvio que muitas vezes você sente a necessidade de estar só com seus pensamentos, de encontrar paz em sua própria companhia. Mas quando estiver cercado por outras pessoas, tente reforçar a ligação de vocês, mesmo que seja um simples “bom dia” sorridente àquela sua vizinha chata. Aprecie, de forma espontânea e gentil todas as conexões que a vida lhe traz por meio das pessoas que cruzam seu caminho e que, muitas vezes você faz questão de não enxergar.

6 – Praticar seus hobbies

Por falar em autoconhecimento, do que você mais gosta de fazer? Você possui um hobby ou vários? Não se trata daquele robe acetinado que fica pendurado atrás da porta! Brincadeiras à parte, todo mundo tem necessidade de praticar alguma atividade em seus momentos de lazer que trazem mais aconchego para os dias, seja tomar uma cervejinha, jogar conversa fora com os amigos, fazer um churrasco, ou apenas ouvir música.
Explore esses passatempos, se permita curti-los com maior frequência e, sempre que puder, leve aquela vibe boa para outras ocasiões, pois este é um exercício transformador que te insere no fluxo da atração de mais situações prazerosas a serem vividas.

7 – Comemorar as pequenas coisas

Afinal, a maioria dos brasileiros ama uma desculpa para comemorar, não é mesmo?! Esta é uma ótima maneira de compartilhar alegria com os outros e incorporar mais felicidade à experiências corriqueiras. Não festeje somente a formatura, o casamento, ou o nascimento de um filho. Comemore, principalmente, as coisas pequenas, mas que você considera importante.
Claro que não precisa dar uma festa de arromba sempre. Mas recorra às recompensas simples e acessíveis que fazem uma diferença tremenda na sua qualidade de vida! Por exemplo, seu filho tirou uma boa nota na prova? Faça um almoço especial com o prato favorito dele em comemoração a esta pequena vitória!

Com estas sugestões valiosas, certamente você terá mais ânimo para enfrentar com sucesso as possíveis adversidades a qual todos estão sujeitos. Aproveite este momento e elabore um plano para inserir algumas dessas estratégias ao seu dia-a-dia, sua semana e sua vida! O seu bem-estar depende disso! Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário nos contando o que a qualidade de vida representa para você. Estamos curiosos!

Leia também…
Veja a importância da melatonina, o hormônio do sono
8 dicas infalíveis para combater a ansiedade
Como detectar a depressão, conhecida como o “mal do século”?
Veja as principais causas, os sintomas e como controlar o nervosismo
Confirmado: Hormônio do Amor ajuda a emagrecer!

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade