• Publicidade

Os 12 melhores alimentos para você incluir no seu lanche noturno

Uma dúvida muito comum de quem quer manter a forma é o que comer no lanche noturno. Se esta também é a sua dúvida preparamos uma lista especial com os 12 melhores alimentos para compor o seu lanche noturno.
Assim você poderá não só adequar o seu cardápio ajudando o seu metabolismo a funcionar melhor, como também a ter uma noite tranquila de sono. Vamos lá! Não perca mais tempo e anote todas as dicas.

Alface:
AlfaceQuem olha uma simples folha de alface no prato pode não imaginar o quanto este alimento é benéfico para a saúde. Ela contém:
Cálcio; Ferro; Magnésio; Fibras; Potássio; Sódio; Zinco
Vitaminas do complexo B
Vitamina C, A e E que são antioxidantes.

Entre seus benefícios estão:
Seu poder anti-inflamatório por ter antioxidantes. O que isto te favorece? Ajuda na redução das moléculas de gordura. Isso explica o efeito benéfico do consumo de alface na redução dos níveis de colesterol.
Por conter antioxidantes combate a ação dos radicais livres o que ajuda a manter a disposição e manter a saúde da pele.
Tem efeito calmante. O que ajuda a combater a insônia e a ansiedade. Isto porque ela possui lactucina, esta substância é responsável por relaxar e combater o estresse.
O ácido fólico também presente nesta hortaliça atua diretamente nos neurotransmissores. O resultado é a liberação de serotonina, dopamina e noradrenalina os hormônios do bem-estar, portanto consumir alface diariamente ajuda a garantir uma noite de sono tranquila e ainda ajudar você a perder peso.
O magnésio e as vitaminas do complexo B atuam na produção de serotonina uma ótima sugestão então para o seu lanche noturno é incluir uma salada de alface antes da refeição principal ou um lanche feito com pão integral, alface, atum, ricota temperada.

Atum:
AtumQuantos cardápios saudáveis você já viu que incluem o atum? E não é à toa. Veja quantas propriedades benéficas ele tem:
Rico em Ômega 3 uma gordura do bem que tem propriedade anti-inflamatória o que ajuda a combater o excesso de gordura e a prevenir a hipertensão assim como a hipercolesterolemia e outras doenças como a artrite.
Contém vitaminas do complexo B que atuam no sistema nervoso ajudando na liberação dos hormônios do bem-estar. Além disso, as vitaminas do complexo B melhoram o funcionamento do seu metabolismo e com isso você emagrece com mais facilidade.
É um grande aliado para reforçar o seu sistema imunológico por conta da quantidade de selênio que possui o que te deixa mais disposta (o) para as suas atividades diárias.
É uma opção leve para o seu lanche noturno por ser fonte de energia e proteína magra assim como outros peixes entre eles sardinha e salmão.

Cereais integrais:
Cereais integraisToda alimentação equilibrada deve contar com todos os grupos de alimentos:
Carboidratos; Proteínas; Gorduras; Vitaminas e minerais além de fibras.
No entanto quando se trata do que comer no lanche noturno muitas pessoas cortam os carboidratos do cardápio. Isto é um erro, pois os carboidratos são fonte de energia para o seu corpo.
Na falta de energia o organismo passa a utilizar as proteínas como fonte de energia e o resultado é a perda de massa magra. Além disso, consumir os carboidratos de forma equilibrada ajuda no metabolismo das gorduras e você emagrece com mais facilidade.
E mais! Os carboidratos ainda ajudam na produção de serotonina o hormônio do bem-estar tão importante para uma noite de sono tranquila e para afastar as crises de ansiedade.
Você deve estar se perguntando qual a forma correta então de consumir os carboidratos à noite? Nós respondemos! Substitua os carboidratos refinados que são absorvidos pelo organismo com mais facilidade aumentando rapidamente a glicose pelos integrais.
Desta forma você evita os picos de glicemia que levam ao aumento do apetite e ao acúmulo de gordura no corpo.

Frango:
FrangoPor ser uma carne magra o frango é uma ótima opção para compor o seu lanche noturno ou jantar. Propriedades benéficas para o consumo não faltam conheça algumas:
É rico em vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso favorecendo o bom funcionamento do mesmo e do seu metabolismo.
É fonte de proteínas de alto valor biológico e de enzimas que irão atuar no aumento do bom humor e da qualidade do sono.
Além disso, estes aminoácidos são importantes para compor os tecidos musculares e manter a sua pele firme e saudável.

Frutas oleaginosas:
Frutas oleaginosasSão ótimas fontes de gorduras do bem como o Ômega 3, portanto carregam propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução das gorduras além de ajudarem a dar saciedade.
Agora, cuidado com o excesso! Isto porque por serem ricos em gorduras são calóricas e o consumo em excesso pode colocar seus esforços a perder. O ideal é consumir 3 unidades por dia.

 

Chás digestivos:
Chás digestivosO objetivo principal de uma refeição ou lanche noturno deve ser:
Fornecer energia;
Favorecer a rápida digestão;
Te ajudar a relaxar para uma noite de sono tranquila.
Pensando nisso os chás digestivos não devem ficar de fora do cardápio, seja após uma refeição completa (jantar) ou como parte de um lanche noturno saudável.
Entre os melhores estão:
Chá de sálvia: Ajuda na produção de enzimas responsáveis pela digestão dos alimentos;
Chá de camomila: Além de ajudar na digestão dos alimentos tem ação anti-inflamatória.
Chá de menta: Acelera o processo de digestão e ainda tem ação analgésica para amenizar algumas dores como dor de barriga e estomacal.

Vegetais folhosos:
Vegetais folhososEste grupo de alimentos é rico em de glicose equilibrados e magnésio. Esta dupla consegue manter os níveis de glicose equilibrados além de manter a sua disposição e bem-estar.
Além de serem de baixo índice glicêmico o que ajuda a manter a saciedade e a evitar o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, são ricos em fibras que também auxiliam no controle da glicose e melhoram o funcionamento intestinal o que ajuda na liberação das toxinas do corpo.

Leite e derivados desnatados:
Leite e derivados desnatadosÉ fonte de proteína e leucina. Desta forma você ganha um aliado para se manter saciada (o) por mais tempo e ganhar músculos firmes e fortes.
Além disso, o leite e seus derivados contém triptofano um aminoácido essencial para:
Manter a saciedade o que ajuda a manter o peso já que a serotonina promove o bem-estar e relaxamento.
De forma simplificada:
Triptofano ajuda na produção de serotonina;
Serotonina em quantidade suficiente no organismo promove bem-estar e relaxamento além de ajudar na produção de melatonina;
A melatonina – o hormônio do sono é responsável por regular os ciclos do sono e fazer você dormir bem;
Dormindo bem o seu metabolismo funciona melhor e você queima mais gorduras para serem usadas como fonte de energia em suas atividades diárias.
Por este motivo sempre que puder tome 1 copo de leite no seu lanche noturno. Você pode incluir queijo branco também no seu lanche integral ou cortado em cubos na composição da salada.
Use e abuse da sua criatividade para comer de forma mais saudável!

Frutas:
FrutasSão ricas em fibras, fonte de energia e contém vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do seu organismo. Além disso, são de fácil digestão. Para uma combinação perfeita componha o seu lanche noturno por frutas juntamente com uma fonte de proteína e carboidrato integral.
Com isso você não compromete a sua alimentação equilibrada por elevar o índice glicêmico rapidamente que é o que acontece quando as frutas são consumidas sozinhas.
Outra forma de evitar os picos de glicemia e o acúmulo de gordura é optar pelas frutas de baixo índice glicêmico entre elas estão:
Morango; Pera; Melão; Maçã; Ameixa.

Banana:
BananaDemos um destaque especial para a banana como opção saudável para o seu lanche noturno. Isso porque assim como o leite a banana é rica em triptofano.
Já que o triptofano além de favorecer o emagrecimento auxilia no bem estar e relaxamento. E mais! A banana também é fonte de melatonina o hormônio responsável por controlar o sono. Veja neste artigo tudo sobre a BANANA – fruta comum, barata e nutritiva.

Sucos naturais:
Sucos naturaisPara o seu lanche noturno ser mais leve e saudável nada de tomar bebidas a base de cafeína como café e refrigerantes por serem estimulantes do sistema nervoso. Além disso, o refrigerante é rico em sódio e calorias vazias.
Substitua este tipo de bebida por sucos naturais sem adição de açúcar para compor o cardápio do seu lanche noturno.

Soja e seus derivados:
Soja e seus derivadosÉ rica em triptofano e como já ressaltamos para você este aminoácido é essencial para boas horas de sono e para quem busca manter a forma.

Estas foram nossas sugestões para você aprender a comer de forma mais saudável e manter a boa forma. Se você gostou das dicas registre o seu comentário.
Aproveite para nos contar quais destes alimentos já fazem parte da sua rotina e te fazem muito bem antes de dormir!

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade