• Publicidade

Veja as principais causas de manchas no rosto e saiba como tratar

manchas no rostoExistem diversos tipos de manchas no rosto. Algumas são manchas de nascimento, que podem ser pintas de diversos tamanhos e cores, que são mais difíceis de tratar. Entre elas temos os nevos congênitos, causadas por alteração vascular, além de outras, que são mais raras e podem exigir um tratamento mais complexo, com laser ou com a necessidade de fazer tratamento ao longo da vida.

Também é possível surgirem manchas durante a vida, com o desenvolvimento de doenças de pele que podem afetar o rosto. Qualquer tipo de mancha deve ser avaliado por um dermatologista, como o vitiligo, por exemplo, ou infecções bacterianas, micoses, eczemas, espinhas e alergias, além de outras, que podem surgir como tumores benignos ou malignos, exigindo tratamento específico.

Muitas vezes, no entanto, alguns tipos de mancha só criam efeitos estéticos, que não agradam a pessoa, e podem ser provenientes de exposição ao sol, por exemplo.

Uma das queixas mais comuns de manchas no rosto relaciona-se aos melasmas, que são manchas escuras, de formatos diferentes, que podem ocorrer em todo o rosto ou nas bochechas, na região do buço ou no meio da testa. Esse tipo de mancha é causado por problemas hormonais, por exposição exagerada ao sol ou mesmo por alterações nos vasos sanguíneos.

O melasma é um tipo de mancha que tanto pode ocorrer em homens como em mulheres, não possuindo ainda um tratamento definitivo, mas sim paliativo. Ao tentar cuidar de manchas do rosto, é preciso tomar cuidado com os cremes que são utilizados, devendo primeiro ser procurado um dermatologista para que danos maiores não sejam causados.

Manchas no rosto que são provocadas pelo sol podem englobar as feridas superficiais da pele, como se fosse uma melanosa, ou até pelo processo natural de envelhecimento. Algumas manchas no rosto podem ser causadas por ceratoses seborreicas, que são tumores considerados benignos, surgindo com os anos e sendo provocadas não apenas pelo sol, mas também por questões genéticas, como a cor da pele, a raça e a falta de cuidados preventivos com a pele.

Para evitar manchas no rosto é preciso manter os cuidados com a pele desde a juventude, fazendo o acompanhamento adequado e prevenindo com relação ao futuro, quando a idade já não vai mais permitir que a pele seja tão brilhante e saudável.

Tratamentos para manchas no rosto

Antes de qualquer tratamento para tirar manchas do rosto é preciso descobrir a causa do problema, verificando antes se não se trata de um tumor, como carcinoma basocelular ou espinocelular, melanoma, ou se trata-se apenas de uma ferida superficial, ou tumor benigno.

O principal cuidado que se deve ter com a pele é o uso de protetor solar, para evitar que surjam as manchas no rosto provenientes de radiação, mantendo a qualidade da pele. O protetor solar é o creme mais importante para a prevenção e para o tratamento das manchas do rosto.

No caso de surgir manchas no rosto, é necessário conhecer suas causas, já que cada tipo de mancha vai exigir um tipo de tratamento, dependendo da causa, do tipo da mancha, se é uma doença, um melasma ou uma mancha provocada pelo envelhecimento. Existem centenas de medicamentos e cosméticos, servindo um tipo de creme para cada caso.

Entre os cremes para tirar manchas do rosto, é preciso escolher o que é mais adequado para o tratamento, verificando sua concentração e a dosagem para aplicação, o que demanda exatamente o que dissemos antes: consultar um dermatologista e não se arriscar num tratamento que possa provocar mais danos do que cura.

Como tirar manchas do rosto

Os cremes prescritos pelo dermatologista são os que trazem os melhores benefícios, podendo eliminar as manchas do rosto. No entanto, existem máscaras caseiras que são eficazes e aconselháveis até mesmo pelos dermatologistas.

Assim é o caso de máscaras com chá de camomila, que rejuvenescem a pele e são excelentes para eliminar manchas. Os cremes feitos com verduras, com frutas ou com qualquer tipo de alimento, que muitas vezes são encontrados em receitas na internet, não são muito aconselháveis, já que possuem princípios ativos que precisam ser conhecidos, podendo causar alergia.

Tirar manchas do rosto exige que você use máscaras prescritas por dermatologistas, principalmente porque alguns casos podem se agravar. O dermatologista é quem vai verificar o seu tipo de pele e que tipo de mancha está ocorrendo, determinando o melhor tipo de máscara ou de tratamento, mostrando o que ela pode fazer pela sua pele.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Eliminar a acne de vez em 7 passos - Como Viver Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade