• Publicidade

Limpeza de pele caseira: você está fazendo certo?

Um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética, sem dúvida alguma, é a limpeza de pele. Com o intuito da remoção das impurezas, a limpeza de pele é capaz de proporcionar vários benefícios em favor de uma pele rejuvenescida e bem cuidada. E para a obtenção desses resultados, a limpeza de pele caseira entra como uma opção perfeita para quem está em busca de praticidade e baixo custo.

Neste artigo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a limpeza de pele caseira, bem como o passo a passo para você começar a fazer hoje mesmo.

Por que fazer uma limpeza de pele

Não é apenas uma questão de estética, mas a limpeza de pele é um cuidado com a nossa pele que todos devemos ter. Assim, através de uma boa limpeza de pele é possível mantermos uma pele sempre saudável e rejuvenescida, e principalmente hidratada.

No entanto, a falta desse tipo de tratamento faz com que nossa pele perca sua vitalidade muito rapidamente, além de produzir manchas ao longo do tempo. Além disso, ela acaba demonstrando sinais de envelhecimento em uma pele ressecada e sem vida, e é claro que não é isso o que nós queremos. Mas, será que você está fazendo esse procedimento da forma correta?

Limpeza de pele caseira ou em clínica de estética?

limpeza de pele caseira

Na hora de fazer qualquer tipo de procedimento estético, é muito comum surgir a dúvida entre fazê-lo em casa ou em uma clínica especializada. Embora existam algumas diferenças pontuais, é certo que ambas as formas de tratamento podem produzir ótimos resultados.

E se você tem dúvidas sobre fazer uma limpeza de pele caseira ou em uma clínica de estética, confira a seguir a diferença básica entre essas duas opções de tratamento e qual escolher.

 Limpeza de pele caseira

Trata-se de um processo que pode ser feito com uma periodicidade maior do que nas clínicas de estética. Para esse tipo de procedimento, a escolha dos produtos utilizados é determinante para alcançar os melhores resultados.

Limpeza de pele na clínica estética

Embora as técnicas variem de clínica para clínica, as etapas básicas são:

  • Assepsia – Higienização feita com loções desengordurantes.
  • Esfoliação – Procedimento feito para retirar a camada mais fina e superficial da pele, bem como a eliminação das células mortas.
  • Remoção de cravos e miliuns – Através de aparelhos específicos, a pele passa por um processo de abertura dos poros que facilita a remoção dos cravos, sejam eles abertos ou fechados. Através do uso de uma agulha os miliuns também são retirados. Trata-se de um processo manual que demanda um tempo maior de execução.
  • Cicatrização – Através de aparelhos de alta frequência este procedimento visa a cicatrização dos pontos da pele que possam apresentar micro lesões. Essa etapa evita a proliferação de fungos e bactérias presentes na pele.
  • Massagens e compressas – Movimentos de massagem e compressas com finalidade relaxante e terapêutica.
  • Finalização – Aplicação de máscaras com a função de acalmar a pele.

Periodicidade: Esse procedimento pode ser feito uma vez por mês nos casos de peles mistas e oleosas. Já quem tem a pele seca, poderá fazê-lo a cada 2 meses.

Como fazer uma limpeza de pele caseira

A limpeza de pele tem três funções básicas: limpar, tonificar e hidratar. Assim sendo, nós vamos ensinar você como fazer sua limpeza de pele caseira diária e também a limpeza de pele profunda, que pode ser feita uma vez por semana.

Mas lembre-se de que, embora os resultados da limpeza de pele caseira sejam muito eficazes, ela não substitui uma boa limpeza de pele feita em uma clínica especializada.

 Limpeza diária – manhã e noite

Este é um cuidado que você deve ter todos os dias com sua pele, e deve ser feita de manhã e à noite.

Manhã: Lave o seu rosto, preferencialmente, com um sabonete neutro. Em seguida, aplique um tônico e passe hidratante com filtro solar.

Noite: Lave seu rosto com um sabonete neutro, passando um demaquilante em seguida. Depois disso, passe um creme hidratante para a noite.

Limpeza profunda – uma vez por semana

Existem tratamentos estéticos caseiros que podem realmente fazer maravilhas por sua pele. Veja a seguir o nosso passo a passo que preparamos para você.

Passo 1
Limpeza

Essa é a primeira etapa do processo, e deve ser feita a fim de remover a oleosidade e impurezas da pele. Você pode optar por produtos (sabonetes ou loções) com ação desintoxicante e antioxidante, como é o caso dos produtos com chá verde ou aloe vera em sua composição, por exemplo.

Dica: Você sabia que o leite é o limpador natural mais eficaz da natureza? Experimente misturar 5 colheres de sopa de leite frio com 1 pitada de sal para limpar a sua pele com o auxílio de um algodão.

Passo 2
Abertura dos poros

Na falta de aparelhos estéticos com vapor para abrir os poros, você pode fazer um procedimento caseiro que funciona muito bem. Encha uma bacia com água quente. Em seguinte, coloque seu rosto próximo a essa bacia, deixando que o vapor da água passe pelo seu rosto. É importante você cobrir a cabeça com uma toalha, de forma que o vapor não possa sair – semelhante à inalação caseira. Deixe o vapor agir por cerca de 2 a 3 minutos.

Passo 3
Esfoliação

Com o auxílio de um creme esfoliante, faça movimentos suaves e circulares por todo o seu rosto e pescoço. Depois disso, enxague com água morna. Esse processo irá ajudar a remover todas as células mortas.

Dica: A aveia é um excelente esfoliante natural. Ele também funciona como um adstringente suave e estimula a produção de colágeno na pele. Faça uma mistura com 1 colher de sopa de leite, 1 colher de sopa de aveia e algumas gotas de mel. Aplique na pele em movimentos circulares.

Passo 4
Máscara de tratamento

Agora que você está com os poros abertos para receber o creme de tratamento, aplique uma máscara de sua escolha e que seja indicada para o seu tipo de pele. Você pode comprar uma máscara de tratamento na perfumaria ou optar por alguma solução caseira. Deixe agir por 10 a 15 minutos e enxague em seguida.

Dica: Experimente bater 1 pepino com algumas colheres de iogurte e mel. Essa máscara caseira possui ação antibacteriana e ainda ajuda a diminuir as manchas da pele.

limpeza de pele caseira

Passo 5
Tonificação

Com o auxílio de um algodão, aplique um tônico sobre toda a sua pele, a fim de fechar os poros.

Dica: Você sabia que o vinagre de maçã é um excelente tônico natural? Melhor ainda se for orgânico, que mantém todas as suas vitaminas e minerais.

Passo 6
Hidratação

Por fim, finalize a sua limpeza com um bom hidratante com filtro solar.

Dica: Faça uma mistura com pomada bepantol, hipolglós e algumas gotas das vitaminas A e E e use como hidratante.

Quando não fazer a limpeza de pele

Evite fazer a limpeza de pele quando existe excesso de espinhas inflamadas, principalmente com aparência amarelada. Antes de fazer uma limpeza de pele, é importante que você procure um dermatologista para que ele possa indicar o melhor procedimento.

E então, gostou de nossas dicas para fazer uma boa limpeza de pele caseira? Pois se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Assine também a nossa lista de e-mail e receba em primeira mão as nossas dicas e artigos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade