• Publicidade

Saiba o que é e como pode ser tratada a Hipertensão Arterial

Hipertensão ArterialA hipertensão arterial é uma doença perigosíssima, ainda mais, por ser uma doença que normalmente é silenciosa, já que na grande maioria dos casos ela não apresenta sintomas.

Ainda de acordo com a Ministério da Saúde, atualmente, no Brasil a cada três brasileiros, um sofre de hipertensão arterial.

Mas o que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é quando a pressão do sangue é muito grande sobre as paredes das artérias, podendo acarretar em dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, visão turva e nos casos mais graves, é a grande responsável pelos ataques cardíacos e pelo acidente vascular cerebral.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, é uma doença geneticamente transmitida, sendo ainda mais predominante entre homens e pessoas da raça negra. Mas, também, pessoas com obesidade, sedentarismo, que fazem consumo de álcool, tabagismo, alimentação industrializada ou com excesso de sal e de gorduras, tem maior pré-disposição para o desenvolvimento da mesma.

Considera-se pressão alta valores de pressão arterial igual ou superior a 140/90mmHg.

Os perigos da Hipertensão

O perigo mais comum causado pela hipertensão arterial é o Infarto, já que quando aumentam à pressão na parede das artérias, elas começam a criar uma “barreira” para conseguir ficar mais resistente a essa pressão. Assim, com o aumento cada vez maior dessa barreira, gera a obstrução das artérias, ocasionando o infarto.

Já no caso do acidente vascular cerebral (AVC) – a doença que mais mata no Brasil – a situação é ainda pior, sendo que 80% dos casos da doença são em decorrência da hipertensão arterial.

Conforme dito anteriormente, muitas vezes a pessoa só descobre a doença da pior forma possível, quando já desenvolve um quadro mais grave relacionado à hipertensão, sendo que, normalmente, esses sintomas aparecem quando faz uma atividade física muito intensa, a qual não está acostumada.

Quais Alimentos podem ajudar a controlar a hipertensão arterial

Ao descobrir que se tem Hipertensão Arterial, ou pressão alta, é necessária uma mudança no estilo de vida, principalmente, cortando alguns alimentos que são considerados os inimigos da hipertensão – Sal, Açúcar e Álcool.

Somente com a redução do consumo desses itens, você vai eliminar 70% dos problemas relacionados à hipertensão, além disso, alguns outros alimentos aliados às atividades físicas podem ajudar bastante neste processo.

Dessa forma, o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, fez a lista dos alimentos mais importantes para diminuir e prevenir a hipertensão, são eles:

  1. Farelo de trigo : Os grãos e cereais integrais devem aparecer com regularidade no cardápio para se prevenir a obstrução das artérias. Já que esses alimentos são grandes fontes de fibras, o que dificulta a absorção de gorduras e do colesterol ruim, o LDL.
  2. Morango : Pesquisadores, das universidades de East Anglia, na Inglaterra, e Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas que fazem uso frequente do morango e das demais frutas vermelhas, diminuem o risco de ter hipertensão e consequentemente, diminuem o risco de problemas cardíacos.
  3. Semente de abóbora : Essa pequena semente é farta em nutrientes e o principal deles, é o potássio.  Sendo que, níveis adequados de potássio beneficiam a saúde muscular, óssea, nervosa, regula o metabolismo de modo a influenciar positivamente a perda de peso e o ganho de massa muscular, além de atuar nas  funções circulatórias , já que  o mesmo atua diretamente na elasticidade dos vasos.
  4. Clara De ovo : As proteínas contidas na clara do ovo têm uma surpreendente propriedade vasodilatadora.
  5. Soja : Ela impede que fatores de agressão para as artérias, como o colesterol e a glicose, estimulem a formação de placas em sua camada interna, protegendo-as contra entupimentos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade