• Publicidade

Saiba como prevenir e tratar a hérnia de disco

Hérnia de disco é uma doença que atrapalha a vida de muitas pessoas. Ela geralmente aparece em consequência de esforço físico ou algum tipo de lesão à coluna vertebral. A dor que ela provoca é muito desconfortável e muitas vezes limitante. Saiba como prevenir e tratar essa doença, cada dia mais comum.

Causas da hérnia de disco

hérnia de discoNossa coluna vertebral é como um quebra-cabeça formado por partes denominadas vértebras, daí o nome coluna vertebral. Mas como o tecido ósseo é muito duro e seco, as vértebras não se encaixassem diretamente umas nas outras, há um tecido cartilaginoso entre as vértebras: os discos intervertebrais. Caso as vértebras fossem encaixadas diretamente, sem nada para amortecer o contato entre elas, nossos ossos iriam se desgastar pelo atrito.

Os discos intervertebrais possuem o formato de anel e por serem de cartilagem, são estruturas dotadas de elasticidade. Porém, apesar destes discos serem flexíveis, existe um limite que eles aguentam. No caso de esforço acima do seu limite, eles podem “sair do lugar”.

A hérnia de disco se caracteriza pelo deslocamento do núcleo do disco intervertebral, que vai do centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou também nos espaços onde as raízes nervosas saem. Isso leva à compressão dessas raízes. Gerando dor e desconforto ao paciente.

Muitas vezes essa dor manifesta-se como um “choque” podendo gerar dormência, perda de força e sensibilidade dos membros que são responsáveis por aquele nervo que está sendo comprimido.

Dentre os principais fatores que levam à hérnia de disco podemos citar:

  • O desgaste com o tempo (principal causa);
  • Acidente ou pancada;
  • Obesidade;
  • Atividades físicas muito pesadas;
  • Fatores genéticos e outros.

Sintomas da hérnia de disco

Como a hérnia de disco comprime os nervos que irradiam para os membros, é possível sentir dor nas costas ou em qualquer um dos membros (inferiores ou superiores). Dentre os mais comuns sintomas da hérnia de disco, podemos citar os seguintes, como principais:

  • Dor na coluna;
  • Dor nos braços ou nas pernas;
  • Perda de força ou fraqueza;

O diagnóstico de hérnia de disco é de extrema importância. É realizado um exame físico para ver o grau de força e sensibilidade, exames neurológicos, pode ser feito também um exame chamado eletromiografia, para determinar exatamente a raiz do nervo em questão.

Para determinar o tamanho e a localização da hérnia de disco, pode ser utilizado um exame chamado de mielograma. E a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada da coluna, evidenciam a pressão sobre o canal espinhal pela hérnia de disco.

Tratamento

O tratamento para hérnia de disco é feito através de repouso e medicação com analgésicos e relaxantes musculares. Além disso, o médico pode orientar que o paciente passe por sessões de fisioterapia.

Através dessas sessões, os profissionais irão indicar quais os melhores exercícios e posições para amenizar as dores do paciente e melhorar sua qualidade de vida.

Os médicos e fisioterapeutas podem indicar o uso de compressas quentes ou frias, tração, estímulos elétricos (para melhora da dor) e imobilização do pescoço.

Se o paciente apresentar espasmos nas costas, é possível que o médico indique algum relaxante muscular. Esteroides raramente podem ser receitados.

A cirurgia de hérnia de disco é a última opção a que se recorre. É indicada apenas em caso nos quais todas as alternativas da linha de tratamento tenham se esgotado e mesmo assim os sintomas continuem a persistir.

E então, você está com algum desses sintomas? Procure um médico, com um tratamento adequado sua qualidade de vida pode melhorar bastante!

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade