• Publicidade

Conheça a Dieta Low Carb: um passo a passo para consumir pouco carboidrato

Ficar em forma par ater saúde ou para simplesmente chamar a atenção de todos é um desejo comum na maioria das pessoas, o problema é que ter tempo para uma boa academia é quase impossível quando temos que lidar com o trabalho e outros afazeres obrigatórios da nossa vida. Sendo assim, este post irá mostrar a você uma das mais procuradas e disciplinadas dietas que existe e que poderá dar bons resultados, confira os benefícios da Dieta Low Carb!

Dieta low carb, o que é?

A dieta low carb pode ser chamada de um estilo de alimentação na qual a ingestão de carboidratos deve ser bem baixa, mais exatamente abaixo dos 20% da totalidade de nutrientes consumidos diariamente, o que chega a ser bem menos do que em um plano alimentar normal.

Foi em meados dos anos 70 que o médico estadunidense Dr. Robert Atkins lançou a dieta que levaria seu nome, a Dieta Atkins, que se popularizou a partir daí e que nos dias de hoje é praticada em quase todos os lugares do mundo por diversos tipos de pessoas.

A também famosa Dieta Dukan que foi lançada mais recentemente, nada mais é do que uma evolução ou adaptação da dieta Atkins. As duas são bastante rígidas no controle ao consumo de carboidratos, além de incentivar a ingestão de muita proteína, principalmente as que têm grandes valores biológicos. Também é proibido o consumo de industrializados, como os refrigerantes e outros extremamente açucarados.

Quais os benefícios de uma dieta low carb?

A dieta low carb é conhecida por proporcionar o emagrecimento, sim, esta dieta pode emagrecer e de forma bastante rápida.

Esse emagrecimento rápido na dieta low carb acontece devido o corpo parar de estocar a glicose e essa relação faz com que o açúcar seja consumido, assim, como o corpo não estará mais se abastecendo de açucares por que é proibido sua ingestão, o corpo começa a secar.

Os estudos chegam a mostrar um emagrecimento de 3 vezes a mais que em uma dieta comum onde se corta apenas a ingestão de gorduras.

Com a ingestão de grandes quantidades de proteínas, o metabolismo fica acelerado e provoca uma queima de gordura mais rápida que o normal.

Quais cuidados devo tomar com essa dieta?

Como toda e qualquer dieta, antes de começar a ser praticada você deve ir ao médico e pedir exames para saber qual a atual e real situação do seu corpo, principalmente se você já tiver sofrido com problemas relacionados ao peso.

Lembre-se que nenhuma dieta que você possa aprender pela internet irá substituir uma consulta médica, então fique atento com os procedimentos da dieta low carb e ao sentir qualquer sinal de fraqueza, pare tudo e volte a se alimentar como de costume. Algumas pessoas podem não se dar bem com dietas rígidas.

Passo a passo da dieta low carb com cardápio.

Antes de irmos para o cardápio com passo a passo, irei mostrar os alimentos que são permitidos e os alimentos proibidos.

Alimentos que são permitidos.

  • Alimentos ricos em proteínas são sempre bem vindos, se tiverem grande valor biológico melhor ainda, são eles: peito de frango, ovos, carne vermelha magra e o famoso whey protein isolado.
  • As frutas também são bem vindas nessa dieta, der mais importância aos morangos e cerejas.
  • Alguns laticínios são permitidos na dieta low carb, como o cream cheese e o creme de leite.
  • As gorduras permitas são só as boas, óleo de coco, sardinha, azeite e abacate.
  • Os principais vegetais são, couve, agrião e rúcula, além de outros vegetais como os brócolis, rabanete e o aspargo.
  • As bebidas mais usadas nesta dieta são os chás verde sem açúcar, água sem gás e café.

Alimentos que são proibidos.

Durante seu tempo de exposição, a dieta sofreu um grande número de críticas, pois era livre a ingestão de grandes quantidades de carnes como o bacon, além de muito ovo também.

Sendo assim, a dieta sofreu alterações que restringiram bastante a quantidade de alimentos que deve ser consumida, logicamente as bebidas alcoólicas, refrigerantes de qualquer tipo e iogurte são proibidos também, veja como ficou o cardápio.

Cardápio.

Lembre-se que tudo deve ser sempre consumido em pequenas quantidades e de acordo com o cardápio, veja:

  • No café da manhã.

Salsisha, linhaça e omelete com queijo.

  • No lanche da manhã.

Dois ovos cozidos e com azeite.

  • No almoço.

Peixe grelhado.

  • No lanche da tarde.

Morangos e nozes.

  • No jantar.

Uma salada mais ovos mexidos e espinafre.

Este cardápio foi mostrado com apenas uma opção em cada refeição, mas como a dieta low carb não exige uma combinação especifica, você pode variar os alimentos, para isso você pode pesquisar mais sobre a Dieta Low Carb.

Cuidando do seu corpo.

Portanto, o que podemos esperar desta dieta é uma redução rápida de peso e um ganho muscula já que o foco da dieta também é a ingestão de bastante proteínas.

Vá sempre ao médico e consuma alimentos saudáveis para que seu corpo esteja sempre em perfeito estado, pratique exercícios físicos regularmente para auxiliar na sua dieta.

Se você quiser contribuir com sua experiência basta que você curta, compartilhe ou comente como você faz sua dieta, você estará ajudando outras pessoas que precisam dessas informações, até mais!

Leia também…
IG – Saiba quais são os alimentos que têm baixo índice glicêmico
Confira algumas dicas para acelerar o metabolismo e a queima de gordura
Saiba o que é, os tipos e as CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade