• Publicidade

Confira algumas dicas para acelerar o metabolismo e a queima de gordura

Dicas para acelerar o metabolismoConheça alguns truques para acelerar o metabolismo e consequentemente a queima de gordura. Comece a perder peso rapidamente! Cada vez que você come, as enzimas nas células do seu corpo quebram os alimentos e os transformam em energia, mantendo o funcionamento do organismo como um todo. Um metabolismo rápido significa maior queima de calorias e quanto mais calorias você gastar, teoricamente mais fácil será a perda de peso.

O que você não sabe é que o seu organismo tem um “personal trainer” trabalhando incansavelmente e de forma exclusiva para lhe ajudar a queimar calorias e perder gordura. Ele é a soma de tudo o que o seu corpo faz, conhecido como metabolismo.

E sabe o que é legal sobre isso? É que você pode acelerar o seu metabolismo todos os dias e maximizar assim seus esforços na luta contra a balança. O nosso metabolismo trabalha ao longo de uma velocidade determinada pelo gênero e pela genética, você não pode alterar o número de calorias que o coração necessita para bater, mas pode queimar um extra de 500 a 600 calorias por dia apenas “comendo direito” e fazendo algumas mudanças na rotina.

Como acelerar o metabolismo

Veja a seguir algumas dicas para acelerar o seu metabolismo:

Maximize seus músculos

Os músculos são fornos de queima de gordura, por isso é importante trabalhar a musculatura pelo menos 30 minutos ao dia. Siga o seu treino com uma refeição saudável e não se esqueça de beber bastante água. Construir ou tonificar um novo músculo aumenta sua taxa metabólica de repouso (TMR), fazendo com que você queime mais calorias do que o normal.

Não esqueça dos exercícios cardiovasculares

Os exercícios cardiovasculares melhoram a definição e a queima da gordura que sobrepõe os músculos, especialmente a gordura abdominal. Um combinando regular de exercício aeróbico com treinamento de força vai acelerar o metabolismo ainda mais, e consequentemente ter o efeito de emagrecimento que você tanto busca.

Nunca ignore as refeições

Faça seis pequenas refeições por dia para evitar picos de açúcar no sangue e minimizar a comilança em uma das refeições. Se possível, faças suas refeições no mesmo horário todos os dias.

Se você se alimentar de forma correta ao longo do dia, você irá compreender quanto alimento seu corpo realmente precisa. O indicado é que você se alimente de 3 em 3 horas, desse modo seu corpo estará sempre trabalhando na digestão do que foi consumido. No entanto, essas refeições não devem ser exageradas ou com alimentos não saudáveis.

Escolha bem seus alimentos

Os alimentos são combustíveis para o organismo e por isso devem ser saudáveis e nutritivos. Limite a ingestão de carboidratos refinados, como os açúcares e os produtos à base de farinha branca. Para maximizar o gasto calórico através da digestão, opte pelos carboidratos complexos (frutas e legumes) e pelos alimentos ricos em proteína (carnes, nozes, ovos, etc).

Durma bem

Um estudo recente descobriu que as mulheres que dormem em média 5 horas ou menos por noite são 32% mais propensas ao ganho de peso. Além disso, a probabilidade das mesmas serem obesas aumenta em 15% se comparadas aquelas que dormem ao menos 7 horas por noite.

O mesmo estudo diz também que uma noite mal dormida atrapalha a produção de cortisol, hormônio esse que contribui para o acúmulo de gordura abdominal.

Beba bastante água

Em um pequeno estudo feito na Alemanha, os indivíduos que bebiam cerca de 500 ml de água de cada vez experimentaram um aumento de 30 por cento na taxa metabólica durante a hora seguinte. Os investigadores recomendam beber água fresca ou gelada, pois organismo irá trabalhar (metabolizar) para aquecê-la até a temperatura do seu corpo.

Além disso, beber boas quantidades de água antes das refeições faz as pessoas comerem menos. O ideal seria beber ao menos 2 litros de água por dia.

Altere o ritmo de seus treinos

Alternar a velocidade e a intensidade de qualquer treino cardiovascular irá acelerar o metabolismo e maximizar a queima de gordura. Se você está caminhando em ritmo moderado por 15 minutos, aumente a ritmo da passada por alguns minutos e em seguida dê um sprint por 1 minuto. Repita o ciclo.

O nosso organismo é “inteligente” e se adapta muito fácil ao que nós fizemos, por isso, alterne o ritmo dos seus exercícios frequentemente e maximize os resultados.

Como você viu, não há nenhum segredo para acelerar o metabolismo, são apenas mudanças e cuidados na sua rotina e no seu estilo de vida.

O artigo foi útil para você? curta, comente, compartilhe!

Leia também:
Veja a importância da glutamina: um dos aminoácidos não essenciais
Alimentos que aceleram o metabolismo, os chamados alimentos termogênicos
Causas, sintomas e tratamentos da Síndrome Metabólica

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade