• Publicidade

Como tratar a acne com soluções caseiras

A acne é uma doença da pele resultante da inflamação das glândulas sebáceas, muito comum em nosso meio. Essa doença é tão comum que chega a afetar 80% dos adolescentes, além de um grande número de adultos. Você sabe como tratar a acne em casa?

Sabendo das dificuldades em encontrar tratamentos eficazes na luta contra a acne, nós vamos falar neste artigo sobre algumas soluções caseiras que podem trazer resultados muito satisfatórios em favor de uma pele livre dessas inflamações.

Por isso, acompanhe-nos até o final e saiba como tratar a acne em casa, com receitas baratas e fáceis de fazer.

O que é a acne

como tratar a acne

A acne é o resultado de uma desordem com as glândulas sebáceas da pele, localizadas nos folículos pilosos, que provocam uma obstrução dos poros. Essa obstrução é causada tanto pelo sebo quanto pelas células mortas, colonizando bactérias que provocam tal inflamação.

Assim sendo, as glândulas acabam secretando uma substância oleosa com um aspecto seboso, proporcionando um aspecto visual bem desagradável. A principal área afetada é o rosto, mas também pode ocorrer no pescoço, peito e costas.

Na verdade, a acne engloba tanto os cravos quanto as espinhas, que podem evoluir resultando em cicatrizes muitas vezes irreversíveis. Quando em graus mais avançados, podem ainda evoluir para cistos ou nódulos.

Assim sendo, tratar a acne é fundamental para evitar o surgimento das cicatrizes ou outras consequências que possam surgir com o decorrer do tempo. Por isso, quanto mais cedo a acne for tratada, mais fácil será o seu processo de cura.

Embora os adolescentes sejam os que mais sofrem com a acne, adultos também têm apresentado os mesmos problemas. Mas engana-se quem pensa que a acne é uma doença que afeta apenas as mulheres. Os homens também têm sido vítimas desse mal e são, inclusive, mais suscetíveis a desenvolver os graus mais elevados da doença.

As causas da acne

Embora causas específicas da acne não sejam conhecidas, existem alguns fatores facilitadores da doença. Um deles acontece logo na puberdade, quando nosso corpo começa a produzir os hormônios femininos e masculinos, que estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso é tão comum o surgimento da acne logo no início da puberdade.

Além disso, também existem os fatores genéticos que também podem ser causas da doença.

Como identificar a acne

Para você saber como tratar a acne, é muito importante observar a forma como ela se manifesta. Ela pode ser identificada com o surgimento de cravos pretos, que é o resultado da obstrução dos poros pelas células mortas. Já os cravos brancos são o resultado do acúmulo de células mortas e sebo, que bloqueiam os poros formando uma película.

Há também as espinhas que surgem pelo excesso de óleo, que acaba bloqueando os poros e aumentando a proliferação de bactérias. O aumento dessas bactérias resulta na inflamação que irá provocar o inchaço local, vermelhidão e até mesmo o surgimento de pus. E quando a inflamação atinge um grau maior, ela resulta nas temidas cicatrizes permanentes.

A acne e o aspecto emocional

Um dos grandes problemas decorrentes da acne é a baixa autoestima. Isso, porque muitas pessoas que sofrem com os problemas mais avançados da acne acabam tendo reações emocionais devido à aparência que pode se tornar comprometida.

Com isso, existe um grande número de pessoas com problemas de autoimagem, além de desenvolverem sérios quadros de estresse e ansiedade. Além disso, há também os casos de bullying, que também é muito comum principalmente entre os adolescentes.

Como tratar a acne em casa

Por mais avançada que esteja a medicina, uma das perguntas mais comuns nos consultórios dermatológicos é: como tratar a acne de uma forma eficaz e definitiva? Para isso, vamos ensinar algumas receitas caseiras que podem dar resultados incríveis no tratamento contra a acne.

É importante que os procedimentos a seguir sejam feitos diariamente ou, no mínimo, 3 vezes por semana. Escolha um deles e comece o seu tratamento caseiro hoje mesmo.

Casca de banana

A casca de banana é um poderoso remédio caseiro para o tratamento da acne. Isso, porque ela é rica em potássio e antioxidantes que são capazes de reduzir drasticamente as irritações da nossa pele.

Para isso, pegue um pedaço da casca da banana e esfregue a parte interna na área afetada. Esfregue por 3 a 5 minutos e descarte a casca. Feito este processo, espere alguns minutos e enxague com água morna. Repita diariamente ou, no mínimo, 3 vezes por semana.

Arroz e mel

Faça uma mistura triturando 2 colheres de sopa de arroz cozido (deixe ficar empapado) com 1 colher de sopa de mel. Passe essa mistura na área afetada e deixe agir por 15 a 20 minutos. Lave em seguida com água morna.

Máscara de mel e canela

Faça uma mistura com 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de café de bicarbonato de sódio e água até o ponto de pasta. Aplique na área afetada e deixe agir por 15 a 20 minutos. Lave em seguida com água morna.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui ação anti-inflamatória e antisséptica, atuando como um esfoliante natural. Ele também ajuda a regular o pH da pele, por isso é um excelente remédio contra a acne. Para isso, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com água até o ponto de pasta. Aplique na região afetada fazendo massagens circulares. Lave em seguida com água morna.

Quebrando tabus

  • A acne não é causada por uma falta de higiene
  • O surgimento da acne pode ocorrer na fase adulta
  • Abalos emocionais, de fato, acontecem como consequências da aparência comprometida
  • Não há provas de que o chocolate provoque a acne

E então, já sabe como tratar a acne em casa de uma maneira simples e eficaz? Pois se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Assine também a nossa lista de e-mail e receba em primeira mão os nossos artigos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade