• Publicidade

4 dicas para diminuir os sintomas da gripe

sintomas da gripeUma coisa que todo mundo conhece são os sintomas da gripe. O vírus já vem com dores de garganta, tosse, febre, dores no corpo, nariz escorrendo e uma infinita vontade de ficar na cama.

Um dos grandes problemas do vírus da gripe é que ele é altamente contagioso, podendo passar através de um espirro ou de um toque de pele na pessoa gripada, ficando difícil evitar contrair a doença.

Mas, se não podemos evitar a contaminação, podemos acalmar, minimizar e reduzir os sintomas, podendo passar pelo período com mais tranquilidade, enquanto nosso corpo não consegue eliminar totalmente a infecção gripal.

Vamos falar sobre alguns remédios caseiros que você pode usar para passar por essa fase tão ruim, não esquecendo, é claro, que você também pode usar aspirina e ibuprofeno para reduzir as dores e acelerar a recuperação:

Repouso para lutar contra a gripe

Uma recomendação essencial contra a gripe, pois permite que o corpo utilize a energia para combater a virose. Quando você faz qualquer atividade enquanto está doente, você debilita suas defesas, deixando o corpo mais exposto a complicações.

Beba bastante líquidos

Use suco de frutas, vitaminas, sopas e também água, é claro, para ajudar o seu corpo a combater a gripe. Além do mais, se você tiver febre, poderá ter uma desidratação. Com sucos e vitaminas você consegue nutrientes para combater a gripe, aliviando os sintomas.

Para comer, faça uma canja de galinha, usando alguns vegetais. Os antioxidantes e nutrientes dos ingredientes da sopa vão ajudar a acabar com a gripe.

Chás e xaropes

O chá de alho é tiro e queda para acabar com a gripe {Veja aqui outros benefícios do alho}. O alho já é bastante conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias e por fortalecer nosso sistema imunológico, e ajuda efetivamente a combater gripes e resfriados. Uma das melhores formas de tomar alho para fazer efeito mais rapidamente é beber uma xícara de alho amassado em água, adoçado com um pouco de mel puro. Outra forma é deixar ferver 3 dentes de alho em um pouco de água e tomar pelo menos na temperatura ambiente. Você pode também adicionar mel e um pouco de suco de limão, para melhorar o gosto.

Para quem quer acabar com a tosse provocada pela gripe, nada melhor do que um xarope com cebolas vermelhas, mel e açúcar mascavo. Fazer esse xarope é simples: basta cortar cebolas em fatias e fazer camadas num recipiente, colocando cebola, uma camada de mel e açúcar mascavo. Cubra o recipiente e deixe em repouso por um dia. Você vai ter o xarope pronto, com os ingredientes, vitaminas e minerais para combater a tosse e aliviar os sintomas da gripe.

Além desses remédios caseiros, você também pode fazer uma mistura de suco de limão e mel, que é um excelente apoio contra as irritações da garganta e a tosse. O mel é rico em nutrientes e enzimas, próprio para matar bactérias e vírus, e a vitamina C junto com os antioxidantes do limão, vão melhorar o sistema imunológico, acabando logo com a gripe.

Outros cuidados para acabar com a gripe

Tudo o que for possível deve ser usado para minimizar os sintomas da gripe. Veja mais alguns cuidados que você pode tomar enquanto estiver com gripe:

  • Faça gargarejos com água e sal, isso alivia a dor de garganta e remove o excesso de secreções provocado pela gripe;
  • Aumente a umidade do seu quarto, pois isso vai ajudar a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para aumentar a umidade, basta colocar um balde de água no quarto;
  • Use uma bolsa quente sobre os músculos para reduzir o desconforto muscular, ajudando a relaxar os músculos tensos e promovendo melhor vasodilatação;
  • Aqueça os pés em água morna, pois vai ajudar a diminuir as dores de cabeça e o nariz entupido.

Você não vai acabar com a gripe de um dia para o outro, mas essas recomendações vão ajudar a reduzir os sintomas da virose. Embora a gripe seja uma doença simples, deve ser cuidada para evitar complicações. Se os sintomas aumentarem, não se esqueça: procure um médico.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade