• Publicidade

Descubra os 8 benefícios do CrossFit

benefícios do CrossFitGinástica olímpica, levantamento de peso e atletismo! Ufa! Já pensou em praticar tudo isso, junto e misturado? Os fãs de variedade vão adorar os benefícios do CrossFit, um programa de treinamento, condicionamento e resistência física, que vem conquistando milhares de fãs no mundo inteiro!

Mas se você ficou ofegante só de imaginar, muita calma nessa hora! Após desvendar os benefícios do CrossFit, você vai entender que todo esforço vale a pena, pois, além do alto gasto calórico, ele ainda tonifica os músculos, melhora a agilidade e de quebra, ainda previne doenças!

Deu para perceber que tão diferentes quanto as atividades são também as vantagens deste treino, não é mesmo?! Por isso, conheça agora 8 benefícios do CrossFit, e faça parte do hall de fãs viciados em motivação e aulas desafiadoras!

Benefícios do CrossFit

  1. Alternância de atividades

Se antes a sua desculpa para ir à academia girava em torno da mesmice dos aparelhos de ginástica, o CrossFit chega para desconstruir esta ideia. É que uma das vantagens da atividade é justamente a multiplicidade de atividades, minimizando o tédio e estagnação dos movimentos, como ocorre nos equipamentos tradicionais da musculação, por exemplo.

Imagina sacudir uma corda naval comprida, espessa e pesada? Ou saltar, continuamente, de cima de um caixote de madeira, o mais alto que puder? Ou levantar, empurrar e ir virando um pneu de caminhão, várias vezes?

Pode parecer um pouco estranho, mas saiba que fazer abdominais, correr, levantar pesos, agachar ou fazer flexão de braço, também faz parte do circuito.  Isso torna o CrossFit surpreendente e imprevisível, justificando as aulas cheias e concorridas, e atestando o sucesso desta tendência.

  1. Treino em equipe

Este treinamento surgiu nos Estados Unidos, direcionado a atletas e esportistas da década de 90. Mas hoje, a modalidade conta com alunos de vários biótipos e objetivos focados na dinâmica extraordinária do CrossFit. Trabalhar em equipe é uma delas, pois a atuação em conjunto ocorre por meio incentivos coletivos, possibilitando estímulos distintos conforme a necessidade de cada aluno.

No CrossFit portanto, existe uma comunidade, ou seja, um grupo de pessoas estranhas, querendo incentivar você a alcançar seus limites. Todos com a mesma intenção, que é chegar na melhor forma possível. A camaradagem no Cross Fit é um quesito que torna esta experiência única.

  1. Possibilita o emagrecimento

Quase mil calorias são queimadas em apenas uma horinha de aula! Acha pouco, ou quer mais? Além da alta queima de gordura, resultando na perda de peso, o CrossFit também proporciona a redução de medidas em pouco tempo de exercício, e você ainda pode tornear seu corpo a médio e longo prazo.

  1. Promove a flexibilidade

O aumento flexibilidade é resultado dos movimentos funcionais variados envolvidos em um treino de CrossFit – você não está apenas fazendo bíceps simples, mas movendo seus membros em todas as direções diferentes. Além disso, por aprender as formas adequadas para levantar coisas pesadas do chão e mantê-los em cima, o risco de lesões em sua vida cotidiana diminui significativamente.

  1. Melhora cardiovascular e respiratória

Primeiro o aquecimento, depois exercícios técnicos, e posteriormente o treino do dia – conhecido como WOD (workout of the day). A frequência embala corpo e mente induzindo a uma respiração melhor. Isso porque a sua frequência cardíaca permanece elevada durante todo o treino, o que aumenta a sua resistência.

Na verdade, os dados de um estudo mostraram que os batimentos cardíacos dos participantes evoluem em até 90% da frequência máxima que alcançavam antes das aulas. Os cientistas também descobriram que os praticantes conseguem um aumento em torno de 80% mais de oxigênio durante o estágio intenso, contribuindo para a saúde do coração e composição corporal.

  1. Redução de stress

Procurar meios alternativos para combater o stress, como a meditação ou a yoga, não é a sua praia? Pois saiba que o CrossFit pode ter muito a ver com seu estilo, graças à amplitude dos exercícios que cansam, mas, resultam na leveza ao final de cada aula, e estimulam a melhoria do sono e qualidade de vida.

  1. Aumento da qualidade de vida

Por falar em qualidade de vida, a melhoria da saúde é promovida pelo CrossFit graças a alguns domínios principais: força, coordenação, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, equilíbrio, rigor e resistência. Ou seja, a alternância de movimentos leva a uma transformação completa de sua condição pessoal.

  1. Auxílio técnico

Mas, antes de ir correndo se matricular, é imprescindível passar pela avaliação de profissional, que irá verificar seu peso, idade, categoria física atual ou possíveis limitações antes do início. Apesar de o CrossFit ser indicado para qualquer idade, é necessário um período de adaptação especifico para os iniciantes devido ao vigor dos exercícios, antes de poderem pegar no batente pra valer!

Portanto, não se esqueça da supervisão, afinal de contas, ninguém merece ganhar uma lesão de brinde, né?! Durante os treinos, há o acompanhamento de um especialista e educador para assegurar a execução adequada, fornecer sugestões, incentivo, e, ocasionalmente, atentá-lo para algo que você não está fazendo corretamente, ou dando seu máximo.

Este treinador se torna uma inspiração, uma espécie de coach, conselheiro, amigo, e, claro, seu maior líder de torcida!

Se você gostou de desvendar os formidáveis benefícios do CrossFit, ou já começou a praticar, compartilhe suas expectativas deixando um comentário.

Autoria: Luciana Márcia

Veja também…
Zumba, conheça a dança com exercícios aeróbicos para queimar calorias
Veja os benefícios do treinamento funcional, o que é e como funciona?
Saiba o que é, os tipos e as CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE
Seu treino já está te dando sono? Saiba como turbinar o ritmo do treino!

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade