• Publicidade

Confira 5 benefícios da meditação

benefícios da meditaçãoQuando você pensa em meditação, quais são as principais ideias que surgem em sua mente? Algumas pessoas costumam relacionar com sentimentos bons. Mas existem inúmeras outras razões importantes para que você pratique a meditação. Descubra agora inúmeras vantagens que vão te convencer a aderir esta prática imediatamente!

Quem pratica a meditação?

Primeiramente, vamos citar alguns exemplos específicos de pessoas que utilizam os benefícios da meditação para otimizar seus objetivos de vida:

Atletas
Você sabia que a maioria dos atletas praticam alguma forma de meditação ou visualização? Isso porque meditar não os ajuda a se concentrar em seus objetivos, mas também melhoria suas condições física para potencializar o relaxamento e a recuperação do corpo após o exercício.

Profissionais liberais
Inúmeros profissionais dependem de meditação para lidar com situações complexas ou para desenvolver uma orientação estratégica em seu ambiente corporativo. Quando a atividade intelectual intensiva é necessária, a meditação realmente ajuda a abrir sua mente para novas possibilidades e melhora a sua capacidade de pensar “fora da caixa”.

Artistas
Vários artistas de todos os tipos usam a meditação para expandir sua criatividade. Afinal, de onde vem a inspiração? Da mente, claro. Mas quando a mente está conturbada, estressada e confusa, meditar ajuda a ativar o gênio criativo que existe dentro deles.

Espiritualistas
É muito comum que as pessoas espiritualistas busquem atingir um nível de consciência além das limitações da mente e do pensamento humano todos os dias. Desta forma, elas encontram a liberdade necessária para se manter conectadas com a consciência espiritual interna.

Confira alguns benefícios da meditação

Se você não é artista, nem atleta e muito menos espiritualista, não se preocupe. Agora você vai descobrir como o hábito acessível e gratuito da meditação viabiliza a melhoria da sua qualidade de vida em geral. Por que devo praticar a meditação?

1 – Reduz o estresse

A prática da meditação reduz o stress mais do que qualquer outra coisa. Ela não só descansa corpo e mente, como também tem um efeito poderoso sobre o sistema nervoso, reduzindo a produção de substâncias químicas corporais ligadas ao estresse, como o cortisol, por exemplo. Com isso, o exercício eleva o bom humor devido ao reforço da produção de serotonina.

2 – Melhora a saúde

A meditação não só melhora sua saúde, mas também fortalece seu sistema imunológico, reduzindo a pressão arterial e diminuindo os níveis de colesterol. Muitas pessoas com diagnósticos de doenças graves encontram na meditação uma forma de potencializar a cura e a recuperação.
Embora ela nunca deva ser usada como uma substituta dos cuidados médicos adequados, em muitos casos, ela resolve mesmo quando a medicina não promove os efeitos esperados.
Por isso, mesmo que você tenha acabado de pegar um resfriado forte, a meditação melhora sua imunidade para que descanse o suficiente para se recuperar mais rápido. Além disso, ela também alivia dores de cabeça recorrentes, ou as famosas enxaquecas.

3- Combate a insônia

O sono é uma função humana natural e indispensável diariamente. Mas você já teve aquela sensação de acordar cansado? É muito comum sentir que o sono não foi tão satisfatório ou restaurador o quanto deveria. Por isso, a meditação melhora drasticamente a qualidade do seu sono, e é um dos mais poderosos tratamentos naturais para a insônia, outro grande motivo para você praticar!

4 – Retarda o envelhecimento

Estudos sobre os efeitos da meditação têm mostrado que a prática regular pode retardar o processo de envelhecimento. A idade biológica de quem já medita há muito tempo é geralmente menor do que os de pessoas que nunca meditaram. Especialistas apontam que a justificativa para esta descoberta está ligada ao fato de que a meditação ajuda a reduzir a produção dos radicais livres, aquelas moléculas responsáveis pelo envelhecimento, danos da pele, e principalmente, algumas doenças.

5 – Aumenta o controle emocional

Além disso, o hábito de meditar é uma poderosa receita natural para quem sofre de ansiedade e/ou depressão, e também é recomendada para pessoas que têm dificuldade em controlar a raiva. Todo mundo conhece alguém mais nervosinho ou que tem problemas para expressar seus sentimentos, fazendo com que o corpo somatize as emoções em detrimento da imunidade, não é mesmo?
No entanto, você não precisa ter uma condição psicológica séria para usufruir os benefícios da meditação, pois a médio prazo ela contribui para a felicidade, já que os adeptos costumam ter uma visão mais positiva da vida.

Agora que você já desvendou os motivos pelos quais você não pode deixar de meditar, compartilhe com os amigos e deixe seu comentário nos contando o que achou deste artigo.

Leia também…
Como reconhecer e evitar os sintomas da ansiedade
Veja as principais causas, os sintomas e como controlar o nervosismo
Adquira novos hábitos e aprenda a reduzir o estresse
Descubra os 8 benefícios do CrossFit

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade