• Publicidade

Veja os benefícios da caminhada e saiba como ela te ajuda a ter mais qualidade de vida

benefícios da caminhadaOs benefícios da caminhada são inúmeros para  qualquer um que precise iniciar uma atividade física, ou para quem já é um praticante, além do que não existe exercício mais fácil e sem restrições , sendo que você pode ainda, adaptá-la aos horários e locais que mais lhe agrada.

Com a caminhada, você pode obter excelentes resultados na  hora de  emagrecer e deixar o corpo em formal, mas ela  é uma  verdadeira aliada na hora de prevenir doenças mais graves e até mesmo, o envelhecimento, isso tudo variando apenas a frequência e a intensidade de seus treinos.

Mas quais são os principais benefícios da caminhada?

  1. Manter o peso ou  emagrecer: esse talvez seja o principal motivo que faz com que as pessoas comecem a caminhar, e realmente ela é extremamente funcional neste quesito. No entanto, para potencializar os benefícios da caminhada na hora de queimar gorduras e emagrecer, é necessário andar em um ritmo mais acelerado, ao ponto de aumentar batimentos cardíacos, e por no mínimo trinta minutos.
  2. Melhora a circulação: caminhar durante 40 minutos em média, faz com que o fluxo de sangue aumente, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão, fazendo com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. Estudos apontam ainda, que estes benefícios se estendem por até 24 horas após a realização do exercício.
  3. Ajuda os pulmões: os benefícios da caminhada para os pulmões são enormes, além de o órgão ser inteiramente fortalecido durante a prática, ela ainda limpa os pulmões, já que possui função equivalente ao de um xarope bronco dilatador.
  4. Melhora a absorção de cálcio: a caminhada fornece estímulos elétricos aos nossos ossos quando pisamos, tendo maior absorção de cálcio e combatendo a osteoporose;
  5. Aumenta a sensação de bem estar e combate a depressão: quando caminhamos o corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando aliada a exposição a ambientes verdes, como parques, interfere diretamente no humor e à autoestima.
  6. Diminui a sonolência e cansaço durante o dia: a caminhada, principalmente pela manhã, faz com que o nosso corpo libere uma grande quantidade de adrenalina, que deixa o corpo mais disposto durante todo o dia e, consequentemente, melhora a qualidade do sono de noite.
  7. Reduz à diabetes: A caminhada faz com que o corpo produza mais insulina e ainda, em alguns casos, quebra a resistência do organismo em absorver essa substância, que é a principal responsável pela absorção de glicose pelas células.
  8. Colesterol: Para o coração os benefícios da caminhada são enormes. Sendo que, no caso do colesterol em específico, ela regula os níveis, pois atua na diminuição das gorduras ruins presentes no  nosso organismo, contribuindo diretamente para a diminuição de risco de infartos e derrames.

Aproveitando melhor os  benefícios da caminhada

Sabemos que a prática da caminhada é simples e não exige grandes habilidades, mas não deixa de ser uma atividade física. Por esse motivo, devem ser observados alguns cuidados básicos, para que assim os benefícios da caminhada sejam ainda mais potencializados e, o que é melhor, sem oferecer riscos a sua saúde.

  • Sempre é importante consultar um médico, antes de qualquer atividade física, ainda mais se você tem algum problema de saúde crônico, como: pressão alta e diabetes;
  • Não se esqueça dos aquecimentos e alongamentos após o exercício, eles são fundamentais para que você não se machuque, principalmente, para que anda meio sedentário e está retomando as atividades;
  • Para evitar lesões, escolha um tênis apropriados e roupas confortáveis;
  • É fundamental, manter a hidratação durante o percurso, tanto no calor , por causa da temperatura, e no inverno por cauda umidade do ar que costuma  ficar muito baixa;
  • Tome cuidado com a postura ao caminhar, mantenha os ombros ligeiramente para trás e o queixo levantado, de modo que não fique vendo o chão.

Leia também…
Conheça as causas, os sintomas, as complicações e saiba como tratar a retenção de líquidos
Saiba o que é, os tipos e as CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE
Qual a Melhor Alimentação para quem Pratica Atividades Físicas?

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade