• Publicidade

O que são e como funcionam os aminoácidos?

Aminoácidos: moléculas orgânicasOs aminoácidos são as substâncias que formam a estrutura das proteínas que precisamos para manter nosso organismo, sendo essenciais para nossa sobrevivência e nossa saúde.

As proteínas são montadas a partir da união de moléculas de aminoácidos, que se tornam responsáveis pela criação de cerca de 100 mil proteínas diferentes, unindo-se através de ligações químicas.

Nossas células precisam produzir proteínas e esse processo somente pode ocorrer com a presença destas moléculas orgânicas que são fabricados por nosso organismo ou obtidas através da alimentação. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos na natureza, sendo divididos em dois grupos, os naturais e os essenciais.

Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais

Nosso organismo produz os aminoácidos naturais, que são em número de 12: glicina, serina, alanina, asparagina, histidina, cisteína, glutamina, tirosina, prolina, arginina e os ácidos aspártico e glutâmico.

Os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos, acrescentando-se à lista o triptofano, a leucina, a lisina, a fenilalanina, a treonina, a valina, a metionina e a isoleucina. Esses são também os aminoácidos essenciais, que não são produzidos por nosso organismo, embora sejam essenciais para a fabricação das proteínas.

Esses aminoácidos essenciais podem ser conseguidos a partir dos alimentos. Além dos aminoácidos, também podemos obter proteínas através de suplementos, que são consumidos em sua maior parte pelos atletas e esportistas, uma vez que os aminoácidos são substâncias que são usadas durante as atividades físicas, sendo utilizados pelos músculos como fonte de energia.

Com os suplementos alimentares, os atletas mantêm os níveis de aminoácidos no organismo, não se utilizando de suas próprias proteínas e não perdendo massa muscular. Ao contrário, os suplementos ajudam na criação de massa muscular.

Os aminoácidos são de fundamental importância para a manutenção da saúde. Basta saber que se faltar algum deles, não serão produzidas milhares de proteínas essenciais à saúde, podendo provocar sérios danos ao organismo.

Função dos aminoácidos

Uma das funções básicas dos aminoácidos é a construção dos tecidos dos órgãos de nosso corpo. Eles também podem influenciar em nossa concentração mental, na atenção que temos às atividades e, inclusive, no sono, no humor e na agressividade.

É preciso também atentar para o fato de que nenhum alimento pode nos fornecer todos os aminoácidos, o que torna necessária a alimentação diversificada e balanceada, com produtos do reino vegetal e animal. São substâncias necessárias em todas as fases da vida, tornando-se mais importantes na adolescência, quando estamos na fase de crescimento, e nas fases de doenças, quando precisamos recuperar nossos tecidos. Para os atletas, os aminoácidos são exigidos durante os treinos de resistência, gerando a hipertrofia que buscam.

Suplementos de aminoácidos

Como dissemos anteriormente, os atletas buscam conseguir os aminoácidos necessários para gerar hipertrofia, não somente através dos alimentos, mas também através de suplementos de aminoácidos.

Para os atletas, os suplementos de aminoácidos são importantes para a reposição dos nutrientes, das fibras, dos minerais e vitaminas, além dos ácidos graxos. Os suplementos são compostos fabricados à base de moléculas orgânicas mais procurados pelos praticantes de atividades física, já que trazem benefícios para quem faz exercícios intensos, como ganho de força e de massa muscular. Além disso, esses suplementos também trazem como função ajudar na reparação, no crescimento e no desenvolvimento da massa muscular.

É importante ressaltar que os suplementos de aminoácidos não devem ser tomados por qualquer pessoa, devendo-se levar em conta as características pessoais, ou seja, uma pessoa que tenha desgaste físico moderado, pode não precisar de um suplemento, obtendo o que precisa da alimentação adequada e diversificada.

Diante desse fato, a melhor alternativa é obter os aminoácidos através de alimentos proteicos, sejam de origem vegetal ou animal. No entanto, caso isso não seja possível, a utilização de suplementos de moléculas orgânicas pode ser recomendada, e isso deve ser feito por um médico ou um nutricionista, já que não se deve passar de um limite de ingestão, o que pode trazer problemas adversos à saúde.

Manter a alimentação saudável, diversificada, com cardápios nutritivos, é a melhor alternativa, exceto nos casos de recomendação médica ou nutricional. Mesmo o atleta, quando mantém em sua dieta alimentos saudáveis e ricos em proteínas, consegue a quantidade suficiente e necessária de aminoácidos, não tendo qualquer deficiência orgânica.

A síntese de proteínas e metabolismo celular são processos naturais do organismo e se fazem de forma mais adequada somente através da alimentação.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade